#SérieDaVez: 13 Reasons Why

Acho impossível alguém ainda não ter ouvido falar de 13 Reasons Why. Eu assisti logo nos dias seguintes à liberação da série na Netflix e vou resumir um pouco o que eu achei sem spoillers!

Sinopse: Uma caixa de sapatos é enviada para Clay (Dylan Minnette) por Hannah (Katheriine Langford), sua amiga e paixão platônica secreta de escola. O jovem se surpreende ao ver o remetente, pois Hannah acabara de se suicidar. Dentro da caixa, há várias fitas cassete, onde a jovem lista os 13 motivos que a levaram a interromper sua vida – além de instruções para elas serem passadas entre os demais envolvidos.

Se você ainda não viu, segue o trailer:

 

Pra mim, que sou apenas uma apaixonada por séries e filmes, o sucesso da série deve-se a forma como são abordados assuntos que (muitas vezes infelizmente) fazem parte do dia a dia de adolescentes em fase escolar. Mesmo que você não esteja mais nessa fase (meu caso) você sente como se já tivesse passado por isso ou visto alguém passar.

Outra coisa que pode no início ter impulsionado o sucesso da série é que uma das produtoras da série é a Selena Gomez, atriz que a principio interpretaria a personagem principal e que é muito conhecida pelo público jovem.

 

A série é inspirada no livro Thirteen Reasons Why (2007) de Jay Asher e recebeu muitas críticas positivas e muitas críticas negativas.

Tem quem ache errado uma série retratar com tantos detalhes o suicídio de uma adolescente e que isso possa influenciar a atitude de outros jovens já fragilizados por passarem pelos mesmos dilemas da personagem principal. Já eu não acho que uma série ou filme possa influenciar à esse ponto um adolescente. Se isso ocorre, é porque o problema já era grande o bastante.

Por outro lado, há quem ache importante levantar essas questões e que essas discussões podem alertar pais e responsáveis da importância de estarem atentos aos sinais que esses jovens podem dar antes que o problema fique maior. Eu acredito que esse é o ponto positivo da série… sem contar que ela ainda pode de alguma forma conscientizar as pessoas que praticam bullying e que acham as “brincadeirinhas” do dia a dia normais.

 

Uma coisa que me anima é quando esmaltes ou qualquer outro item de make ganha destaque em alguma cena de série ou filme. Eu fico doida querendo saber qual é. Em 13 Reasons Why um vidrinho de esmalte ganhou muito destaque! Trata-se do Endless Blue da Sinful Colors (marca muito vendida em farmácias nos EUA) que além de aparecer em várias cenas, foi considerado o esmalte símbolo de apoio à Hannah Baker. Inclusive o elenco feminino da série participou de eventos de divulgação da série usando o esmalte!

Imagina se eu, doida por esses azuis, já não quero esse esmalte!?

 

A segunda temporada dessa série foi confirmada essa semana e achei ótimo porque pra mim, faltou explicar ou dar continuidade a muita coisa!

Me contem se já assistiram e o que acharam de 13 Reasons Why!

 

 

 

 

19 Comentários

  1. Esse esmalte azul é maravilhoso mesmo! *_*
    Eu assisti a série e maratonei em dois dias kkkkkkkkkkk. Eu particularmente não achei “pesado” como abordaram, mas talvez porque eu já tenha saído da adolescência kkkkkkkk.

    Beijo!

    coresdovicio.com.br

    • A gente costuma ver séries antes de dormir durante a semana… então são no máximo dois episódios por dia ou no outro dia eu acordo parecendo um Zumbi! rs
      Eu também não… rs
      Beijooooo

  2. Eu assisti a série semana passada. No inicio achei muito adolescente, mas depois vi que era PESADA demais! Pra gente, que não tem esse tipo de transtorno não afeta tão diretamente. E infelizmente, apesar dos avisos, e da classificação não dá pra segurar quem vai assistir.
    Mas no fim fica a reflexão, como você está agindo com o outro? Cade a empatia? O Clay explica bem no final da serie!
    Quero muito ver a segunda temporada e acompanhar o desfecho!!!
    E eu tb adoro quando um esmalte viraliza em series, filmes, novelas…
    beijao, Jake!

    coloresam.com

    • Isso é verdade Sam. Mas como eu disse, se essa série interfere em alguma coisa é porque o caso já é sério né?
      E eu acho super importante levantar essa questão e fazer esses adolescentes pensarem dessa forma!
      Também quero a segunda temporada porque muita coisa ficou mal explicada! rs
      Beijãoooo

  3. Olá Jake,

    Gostei da série apesar de ficar assustada no final.. eu não esperava que fosse tão profundo a série. Mas, guardo a segunda temporada.

    Um beijo,

    http://www.purestyle.com.br

    • Eu também viu! Eu nem cheguei a olhar muito pra cena porque eu detesto esse tipo de coisa de qualquer forma!
      Virei uma cagona pra assistir essas coisas depois que virei mãe sabe?
      Beijãoooo

  4. Eu assisti essa série e ameeeei!! Não vejo a hora de sair a segunda temporada!!! Essa série ensina tantas coisas, ela é maravilhosa!
    Beijoos
    Yanna Karim

    • Concordo!
      Louca pra segunda temporada!
      Beijãoooo

  5. Essa série parece ser bem interessante.
    Assisti o primeiro episódio mas fiquei com medo de continuar hahahahaha
    Beijinhos

    Blog da Polli

    • Polli, ela não é tãooooo forte… mas depende de como cada pessoa reage né?
      Beijãoooo

  6. Não conhecia essa série mas fiquei curiosa para acompanhar.
    Esse esmalte azul é divo.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Fanpage
    Instagram

    • Maraaaaa… na cor que eu amo!
      Beijãooo Jana!

  7. Eu ainda não assisti, acredita?
    No máximo vi um trechinho que está passando como anuncio antes do começo de algum video no youtube.
    Fiquei super curiosa para assistir, acho muito legal abordarem esse tema! Ainda mais agora que o suicídio está sendo muito alertado e divulgado por ai … Principalmente agora com o jogo da ” baleia azul ” .

    caroleseusesmaltes.blogspot.com

    • Sim! E acho muito importante levantarem esse assunto e fazerem esses adolescentes pensarem no que “brincadeirinhas” e coisas “bobas” podem fazer na vida de outros!
      Beijãoo Carol!

  8. Amei seu post, essa série está sendo bem comentada, né? Ainda não assisti! ❤

    http://www.kailagarcia.com

    • Sim! Pessoal tem amado!
      Beijãooo

  9. Vi tudinho num único fim de semana, no início não parece muito atrativa…Mas conforme o menino vai ouvindo as fitas, tudo se encaixa melhor.
    A parte “pesada” mesmo é a dela se matando, mesmo minhas filhas tendo me falado como seria, foi chocante!
    Isso do esmalte é mesmo muito bacana, queria muito um desse, o próprio.

    Bjim…
    >>blog Usei Hoje<<
    >>Instagram<<

    • Eu tenho sérios problemas de curiosidade! Começo a assistir uma coisa e não consigo parar! rs
      Sim.. essa parte nem olhei direito! Depois que virei mãe, não consigo. Não consigo explicar!
      Beijãooo Elaine!

  10. algumas cenas mostradas violam o manual da prevenção de suicidio
    por exemplo uma pessoa suicida ter um memorial pode ser considerado um reforço a ideia de algumas pessoas com tendência a suicidio pensarem que assim serão lembrados e conseguirão ter um valor que não receberam em vida

Deixe sua reposta