Procure aqui…
Topo
Criadora de Conteúdo

Quando sinalizar publicidade em posts em blogs e redes sociais.

É LEI e você deve sinalizar PUBLICIDADE sempre que houver pagamento (em espécie ou não) por uma postagem sua em blogs ou em redes sociais.

A falta de sinalização pode ser denunciada no CONAR e as sanções cabem tanto para a criadora de conteúdo quanto para a empresa patrocinadora.

Algumas pessoas não indicam na maldade mesmo mas a real é que essa é uma lei de proteção ao consumidor e deve ser seguida SIM.

Vou te ajudar a entender quando é obrigatório sinalizar publicidade:

Preciso sinalizar publicidade em caso de Press Kit?

Press Kit não é publicidade e não precisa ser sinalizado como tal mas é legal avisar pra quem te segue que você recebeu aqueles produtos da marca/empresa/loja!

Lembrando que PRESS KIT é quando você recebe um produto ou novidade da marca/empresa MAS NÃO É OBRIGADA A POSTAR e nem mostrar pra quem te segue.

Digamos que nesse caso você recebe aquele(s) produto(s) mas há um acordo de troca de “favores”. O Press Kit não é pagamento pela sua divulgação e por isso não precisa sinalizar publicidade.

Em caso de permuta é preciso sinalizar publicidade?

Permuta é publicidade e TEM QUE SER SINALIZADA COMO PUBLICIDADE.

Diferente do Press Kit, a permuta vem diante de uma negociação entre o criador de conteúdo e a empresa onde o criador de conteúdo posta divulgando a marca/empresa/serviço/produto/loja e em troca recebe produtos ou serviços como forma de pagamento.

Normalmente o valor recebido em produtos cobre o valor em espécie que o criador de conteúdo cobraria caso fosse receber em dinheiro (ou não, caso ele deixe que a empresa coloque valor no trabalho dele).

Pra não deixar dúvidas:

Tá ganhando dinheiro pra fazer então É PUBLICIDADE! Ou seja, é publicidade sempre que recebe um pagamento em dinheiro para:

– postar indicando ou mostrando um produto, serviço, marca ou qualquer outra coisa,
– dar “dica de amiga” com indicação de qualquer coisa,
– colocar um link em um texto,
– visitar uma loja ou estabelecimento e fazer “achadinhos”,
– conhecer um serviço e falar dele em postagens,
– divulgar de qualquer outra forma qualquer coisa que seja.

Resumindo: tem dinheiro envolvido? É PUBLICIDADE e TEM QUE SER SINALIZADA COMO PUBLICIDADE!

Como sinalizar?

A sinalização tem que ser visível e quem tá consumindo seu conteúdo tem que identificar fácil e imediatamente que aquilo é uma publicidade.

Algumas redes sociais, como o Instagram, disponibilizam ferramenta própria pra sinalização de publicidade!

Caso prefira fazer no texto, não precisa inventar hashtags próprias ou em outras línguas que possam causar dúvida em quem está consumindo seu conteúdo. Utilize a palavra PUBLICIDADE ou no máximo PUBLI.

Tenha orgulho de conseguir uma Publi! Sinalize!

E as pessoas estão cada vez mais ligadas em tudo isso pois dá pra perceber quando há publicidade não sinalizada ou quando um recebido não é um simples recebido. Por isso nada de tentar fazer sua audiência de tonta!

Eu procuro não arrumar confusão e apenas acabo deixando de seguir a pessoa que faz publicidade e não sinaliza.

Me conta se você já deu de cara com publicidade não sinalizada e o que você costuma fazer!

E se você é uma criadora de conteúdo me diz se você já costuma sinalizar direitinho e se tinha duvida quanto aos casos que essa sinalização se aplica!

«

»

1 Comentário
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Pathy Guarnieri

Jake, adorei seu post. Está super bem explicado!
Eu sempre sinalizo quando faço, é o mínimo, né? xD

Beijo!

Quer hospedar seu blog no meu servidor?

Mande um email para blog@jakebadulake.com.br

ou clique aqui para entrar em contato!