Procure aqui…
Topo
Dicas Esmaltes Importados Esmaltes Nacionais

Esmalte – um dos cosméticos que mais causam alergia!

Nesse post eu vou te contar tudo o que você precisa saber sobre alergia de esmaltes – um assunto bem sério e que não interessa apenas para quem já tem alergia e vocês já vão entender o porque!

A gente ama colorir as unhas. Fato! Mas precisamos estar cientes que o uso constante de esmalte pode trazer alguns riscos à nossa saúde. Isso poderia ser evitado se as marcas se conscientizassem da importância de desenvolver seus esmaltes com fórmulas menos tóxicas.

A alergia pode surgir em qualquer momento da vida.

A maioria das pessoas não nascem com alergia e desenvolvem reações com o tempo e principalmente pelo uso constante de produtos que contenham determinada substância na fórmula.

No caso dos esmaltes, a reação alérgica à esses componentes na maioria das vezes não é apenas local (nas laterais das unhas ou nas mãos) e acontece principalmente na região do pescoço, nariz e olhos. Isso mesmo. E por isso nem sempre as pessoas associam esses sintomas ao esmalte. Porque apesar de serem regiões do corpo onde a gente não aplica o esmalte diretamente, essas são regiões muito sensíveis e onde nossas mãos estão sempre em contato.

E quando você começa a ter reações alérgicas e a suspeita é de que o esmalte está te causando alergia, o ideal é que você procure um dermatologista o quanto antes.

Você não tem alergia de esmalte. Você tem alergia de algum componente presente no esmalte.

Sim. Complicado? Não.

A fórmula do esmalte é uma mistura de substâncias e cada uma desenvolve uma função: secagem, brilho, cor, estabilidade…

Quando seu corpo entra em contato especificamente com alguma dessas substâncias, ele reage. Por isso é importante que você procure um especialista para que você faça os testes que comprovem a alergia e identifique qual componente exatamente te causa essas reações.

Sabendo disso fica muito mais fácil você saber qual esmaltes e marcas você pode usar ou não.

Porque os esmaltes causam tantas alergias?

Existem estudos que apontam o esmalte como o cosmético que mais causa alergia nas pessoas. E isso tem uma explicação.

Infelizmente o esmalte é uma mistura de elementos sintéticos ruins. É uma combinação de resinas plásticas, solventes e pigmentos que sabemos que fazem mal ao nosso corpo e ao meio ambiente.

Pra complicar, aqui no Brasil, três componentes considerados altamente alérgicos são muito presentes em esmaltes de marcas nacionais porque aqui no Brasil não existe legislação específica que proíba esses componentes em cosméticos – são eles o dibutilftalato (DBP), o formaldeído e o tolueno (esses dois últimos com potencial cancerígeno).

Em alguns países essas substâncias são proibidas (sim!) e por isso os esmaltes importados normalmente já não contém esses componentes em suas fórmulas.

Felizmente nos últimos anos muitas marcas tem investido em fórmulas FREE ou Hipoalergênicas e nós, como consumidoras, precisamos pressionar as empresas que ainda não investem em fórmulas menos agressivas à nossa saúde e ao meio ambiente para que elas passem a entender que isso é uma necessidade urgente!

Essa é uma causa de todas nós! Independente se você tem alergia ou não!

A diferença entre esmaltes Free e esmaltes Hipoalergênicos

Você já deve ter se deparados com os dois termos não é? E talvez também tenha pensado que os dois se referem aos esmaltes que qualquer pessoa com alergia pode usar mas eu sinto te dizer que isso não é verdade! Existe uma diferença e eu vou te explicar:

«

»

7 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Pathy Guarnieri

Excelente post, Jake! As empresas (algumas delas) não parecem se importar com a saúde de suas consumidoras e continuam usando esses componentes.
Eu não tenho alergia, mas sempre busco usar esmaltes que sejam ao menos 3free!

Beijo!
Cores do Vício

Blog Entre garotas

Gostei do post, tenho tentado usar produtos cosméticos e alimentícios mais naturais para evitar doenças futuras!
Ainda bem que algumas empresas tem se preocupado com isso..
beijinhos
Blog Entre Garotas

Gigi

Arrasou no post Jake! Eu não tinha alergia, ao menos, não sabia que tinha. Até me empolgar e começar a brincar de esmaltar. 6 meses depois de criar o blog, os efeitos mais fortes começaram a vir. Ainda bem que muita coisa mudou e segue mudando. Ainda em passos lentos, mas temos esperanças sempre.

Bjukas!
Unhas&Tudo ♥

Silvana Souza

Está mais que apoiada Jake falou tudo nesse post, seria bom que houvesse uma campanha de conscientização para as marcas que ainda não fazem esmaltes livres dessas substâncias!
Beijos ♥
http://www.silalmeida.com

Lívia Madeira

mt bacana mesmo seu post, acho mt importante que as marcas usem cada vez menos esse tipo de substância; acho que temos que nos voltar cada vez mais para produtos mais naturais num todo

http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido

Vacieni

Uma excelente postagem Jake, precisamos mesmo nos conscientizar, afinal muita gente que não tem/não desenvolveu alergia a esses produtos não sabem do potencial que eles tem pra isso e as empresas enquanto não sentirem que o mercado realmente mudou e que suas consumidoras estão mais exigentes não vão se mobilizar e mudar suas fórmulas.

Bjokas da Vaci :*
http://blogpapodeesmalte.blogspot.com/

Eve

Eu não tenho alergias, mas não uso nenhum esmalte que não seja pelo menos 3free. Grande parte das consumidoras não fazem ideia do que é isso, vejo pelas minhas colegas de trabalho, fazendo as unhas na manicure ou em casa, elas escolhem o esmalte apenas pela cor. E com isso as empresas continuam vendendo esmaltes com esses componentes, porque ainda tem quem compre, infelizmente.

Quer hospedar seu blog no meu servidor?

Mande um email para blog@jakebadulake.com.br

ou clique aqui para entrar em contato!