Eu não tiro as cutículas há uns 5 anos.
Antes eu achava que o ritual de fazer as unhas se baseava em cutilar + esmaltar. Não tinha a mínima ideia de que existiam pessoas no mundo que não tiravam as cutículas.
Eu sempre gostei de fazer eu mesma as minhas unhas, mas antes de eu criar o blog, até fazia as unhas com a manicure vez ou outra – principalmente as unhas dos pés que eu morria de preguiça de fazer. Não culpo nenhuma delas porque imagino o quanto difícil deve ser fazer vários tipos de unhas diferentes por dia, mas saia quase sempre machucada desse processo.
A primeira vez na minha vida que eu fiz a unha com a manicure foi uma catástrofe exatamente por causa do alicate: ela cutucou tão feio a unha do meu dedão da mão direita que infeccionou e por isso, machucou a unha. Ela foi crescendo como se estivesse cortada (conseguem imaginar?)… e claro demorou algumas semanas até que essa unha chegasse a um ponto que eu pudesse cortá-la e esquecer daquilo tudo.
Ai conheci o Loucas por Esmaltes, o primeiro blog que acompanhei e onde eu descobri que sim, era possível viver com as cutículas ali.
Eu já fiz um post aqui no blog contando um pouco de como foi o início e os produtos que eu usei pra me ajudar.
Hoje em dia as pessoas ainda estranham quando eu falo que não as tiro e pegam as minhas mãos pra ver pra crer… ficam sempre passadas e falam: “nooosssaaaa mas é porque você só tem um pouquinho de cutícula“.
Não, isso não é verdade… a verdade é que quando a gente cuida e descobre os produtos que funcionam bem pra gente, elas diminuem o tamanho e se comportam mais porque não são mais agredidas e são cuidadas!
Quando você tem um cabelo rebelde você corta tudo? Não! Você procura os produtos certos para deixá-los cada vez melhores né? Com as cutículas o processo deve ser o mesmo!
Muita gente já falou do Bepantol por exemplo e pra mim ele não resolveu muita coisa.
Já o Mira Cuticle da Avon foi meu aliado desde o início. Mas lembrem-se: o Mira Cuticle tem o objetivo de diminuir as cutículas, por isso você precisa junto com ele utilizar também um produto hidratante específico para as mãos e se possível para as cutículas porque elas são peles mais grossas e talvez um hidratante “normal” não funcione tão bem.
Lá fora, as mulheres não tiram as cutículas sabiam? Isso é um habito das mulheres brasileiras! E tirar as cutículas pode prejudicar sua saúde porque elas estão ali para evitar que microorganismos (fungos e bactérias) entrem no seu organismo. Por isso que quanto mais você tira, mais elas crescem: é seu corpo tentando te proteger!
As vezes vem uma ou outra falar no meu Instagram que não tirar as cutículas é horrível. Que as unhas esmaltadas sem cutilar ficam feias. Agora te pergunto e quero que vocês sejam sinceras: minhas unhas ficam feias esmaltadas?
Ah… nenhuma dessas fotos está editada viu! Fotografei, coloquei a marca d’água e só!
Na minha opinião (MINHA) feio fica quando mesmo com um esmalte bonito suas cutículas parecem cavucadas ou pior ainda, picotadas e machucadas.
Quero convidar vocês a pensarem e talvez já começarem 2016 com mais uma promessa: parar de tirar as cutículas!
Sempre recebo comentários de pessoas que estão começando a parar e leram meus posts e dicas. Fico MUITO feliz por isso e se eu puder te ajudar pode ter certeza que farei. Se alguém tiver alguma dúvida, estou aqui! 😉
O começo pode ser um pouco difícil para algumas pessoas, mas como falei depende de você achar o produto certo pra você (e aqui no blog já falei de alguns – clica ali no menu superior “Cuidados“). Depois de um tempo vocês vão perceber que os rituais de hidratação podem diminuir muito porque elas começam a se comportar ao perceber que não estão sendo mais agredidas com o alicate.
Lembrem-se: hidrate, empurre (com cuidado) e não corte!
Benefícios:
– Suas unhas vão ficar mais saudáveis
– Menos ondulações
– Nada de machucados
– Sem risco de infecção
– Você pode trocar ou aplicar o esmalte muito mais rápido
Você manicure, não pense que isso pode diminuir suas clientes e nem seu preço. Mostre que você se preocupa com elas e ao invés de cutilar, você pode oferecer uma esfoliação nas mãos, utilizar produtos que removam o excesso de cutículas e peles mortas sem precisar remover a cutícula saudável com o alicate!
Se interessou? Leia esse post (aqui) e se tiver dúvidas, me grita! 😉
AMEI o post Jake, parar de tirar cutícula foi a melhor decisão da minha vida no que tange a esse nosso vício.
E hoje acho mais bonito o acabamento, ser contar o quão rápido, fácil e prático em esmaltar.
Enfim, cutícula hidratada é feliz e bonita SIM rs.
Beijos :*
Obrigada Fer!!!
Não é verdade?? As vezes vejo quem tira com as laterais todas machucadas e me dá até arrepio de lembrar como era!!
E viva as cutículas bem cuidadas!! o/
Beijão 😉
Oi Jake! Acompanho seu blog e sempre acho suas unhas lindas! Não tem nada de cutícula, são bem cuidadas e bem feitas. Eu parei de tirar cutícula há uns 6 meses, ainda ficam meio grossinhas, mais por preguiça minha de cuidar sempre, mas ganhei um tempo enorme para fazer as unhas. E elas estão menos onduladas mesmo, antes eram cheia de marcas. Feliz ano novo pra ti e tua família! Cheio de lindos novos! Um beijo.
Obrigada Ana!!! S2
Não é??? Muito mais fácil cuidar do que ficar tirando!!
Beijão e ótimo ano pra vocês também!! 😉
Ai Jake! Quero muito parar de tirar as cutículas, mas geralmente caio na tentação de novo nesse período de adaptação, quando as cutículas ficam gritando. Vou tentar parar, de novo, esse ano kkkk. Vou aproveitar que vou pra casa dos meus pais e vou tentar deixar o alicatinho de lado, por lá. Espero que eu consiga.
Amo seu blog,
Beijinhos
Deixa de lado siiiim! Você não vai se arrepender nunca! Certeza!
É ruim nos primeiros dias, depois você passa a ter pavor de alicate como eu! rs
Se precisar de alguma coisa, me fala!
Obrigada Raquel… Beijãooo! 😉
Amei o Post, Jake! Também não uso alicate e sou uma entusiasta na hora de aconselhar e ajudar quem deseja parar. Beijo Grande.
Né My?? As suas são perfeitas!!! =)
Beijooo
Oi Jake,
Acompanho o seu blog há pouco tempo, mas gostei muito das dicas que você deu de como parar as cutículas. Gostei muito de um post antigo que uma menina da dicas de como se livrar das incomodas peles dos cantinhos.
Beijos!
Ou Luciana!!!
Que boooom ler isso!!! Obrigada!!
Beijãoo 😉
Parabéns pelo seu Post!! Linda a iniciativa. Nós brasileiras temos muito o que melhorar, nossas cutículas são nossas melhores amigas e nos potegem das infecções, de irritações a produtos químicos, doenças. Mantê-las é inteligente, saudável e só nos traz benefícios. Basta ficar um tempo sem tirá-las e mantê-las sempre bem hidratadas que elas se comportam muito bem e passam desapercebidas visualmente, mas fazendo um maravilhoso papel de proteção a nossa saúde. Dá certo, tanto que na Europa as mulheres não tiram cutícula. Sou médica veterinária e por causa da minha profissão nunca as tirei, e foi a melhor coisa que… Leia Mais »
Oi, Jake!!
Lindas suas unhas!
Que esmalte é esse preto da quinta foto?
Bjoo
Oi Bruna!! Obrigada!! 😉
Esse ai é o Contando Estrelas da Latika! Mas como a base dele é transparente, usei uma camada de esmalte preto por baixo!
Se quiser ver, tem post dele: http://www.esmaltenasunhas.com.br/2015/12/15/contando-estrelas-da-latika/
Beijãoooo
Oi Jake, começei a querer parar de tirar cutículas e pesquisando encontrei seu blog. Comprei a cerinha da granado e estou adorando, tenho a muito tempo o redutor de cutículas da Avon mas nunca cheguei a usá-lo.
Vou pegar firme nessa idéia. Minhas cutículas não são tããão grossas, porém, não sabia que tinha que empurrá-las. Você pode me dar mais dicas sobre isso? Usso a espátula ou a minha própria unha serve? E os cantinhos o que fazer com eles?
Agradeço desde já. Beijão
Eita, respondi pra você no outro post né? Uso as unhas mesmo… a espátula pode machucar elas. 🙂
Não desiste não… sempre que tiver dúvidas, pode me perguntar. Mas ó… é moleza!
Você não vai se arrepender!
Beijãooo Marcella!