Quando uma coisa é novidade e faz sucesso, normalmente surgem boatos e tal. Não foi diferente com os esmaltes de efeito degradê da Ludurana em parceria com a Bruna Marquezine. Eles nada mais são que esmaltes magnéticos e logo surgiram boatos que a fórmula do esmalte (que é 3free) tinha CHUMBO em sua composição e o desespero tomou conta quando ainda alguém leu no rótulo do esmalte que não era indicado o uso por grávidas.
Vamos por partes?
“Não recomendamos o uso durante a gravidez”
Não sou médica, não sou especialista e vou colocar aqui o que eu tenho lido (bem antes dessa coleção). Se algum especialista souber explicar melhor, por favor deixe nos comentários que eu adiciono ao post.
Não são apenas esses esmaltes que tem essa informação no rótulo. Os Impalas por exemplo também tinham (e eu descobri isso quando eu estava grávida da Manu). Fui fuçar rapidamente aqui nos meus esmaltes e encontrei pelo menos 5 marcas diferentes que também colocam essa informação no rótulo:
Notem que os esmaltes que eu encontrei essa recomendação não são 3free (inclusive o Impala que nessa época ainda não era).
Isso porque qualquer um pode desenvolver alergia aos componentes dos esmaltes (se você não leu o post de ontem, também vale a pena ler). Mas principalmente as crianças (por terem o organismo mais frágil) e as grávidas por estarem nesse período mais sensíveis, já que o corpo todo trabalha em função do neném.
“Sobre os esmaltes da Ludurana terem chumbo em sua composição”
Isso já foi desmentido pela marca. O que os esmaltes tem é pó de ferro em sua composição que permitem o efeito degradê quando o pincel (que tem um imã) é aproximado do esmalte ainda molhado.
Nota oficial da marca, que também foi enviada ao meu email quando entrei em contato com eles na semana passada:
A Ludurana já havia postado uma foto no perfil do Instagram dizendo que seus esmaltes eram “patenteados pela ANVISA“! Como também está na nota oficial acima, esclarecendo melhor que “o esmalte de efeito degradê está devidamente patenteado pelo órgão responsável (INPI) e regulamentado pela Anvisa“.
Você sabe o que é patente?
Pelo que eu sei (e pesquisei) a patente de um produto só pode ser requerido no INPI e no caso dos medicamentos, a ANVISA entra junto nesse processo para regulamentar a composição e verificar a segurança do produto (acredito que essa parte também se aplique aos cosméticos). Quando uma empresa solicita a patente de um produto e consegue pelo INPI, essa empresa tem direito exclusivo de comercialização do mesmo. Nenhuma outra empresa poderia “copiar” a ideia.
Questionei a Ludurana sobre essa patente que eles dizem ter e até o momento não recebi nenhuma resposta.
E ai, na semana passada, começaram a aparecer fotos dos novos esmaltes da Speciallitá (Hits) e eles são o que? Com efeito Degradê e ao que parece tem o mesmo ‘mecanismo’ que os da Ludurana.
No dia seguinte, começou um blábláblá dizendo que essa imagem era na verdade um ‘projeto gráfico que tinha vazado antes mesmo dos esmaltes terem sido fabricados‘. É assim que as empresas fazem? Partem para a parte gráfica, mídia impressa e propaganda para só depois pensarem no produto? Achei tudo muito estranho.
A Luxor também já anunciou uma coleção de esmaltes degradês e foi confirmada pelo perfil da marca no Instagram e no Facebook (o que a Speciallitá não fez).
Agora fica a dúvida (na verdade várias): a Ludurana tem a patente sobre os esmaltes desse tipo? A Speciallitá desistiu da coleção por causa dessa patente? A Luxor vai trazer a coleção mesmo?
Vamos aguardar as cenas do próximo capitulo!
UPDATE em 11/08/2015 – 21:00hrs:
Sim, a Luxor (obrigada) respondeu lá no meu perfil do Instagram e aqui nos comentários desse post que sim, a coleção chega semana que vem nas lojas. Segue nota oficial:
Aos nossos clientes, distribuidores e representantes. Ref:. Linha de Esmaltes Degrades.
A empresa Luxor Perfumes e Cosméticos atua a diversos anos no mercado de produtos relacionados ao ramo de cosméticos, sendo que sempre pautou suas relações com total integridade e lealdade.
Dentre várias linhas de produtos, a empresa desenvolveu o produto ” Luxor Degrade effect “que nada mais é do que um esmalte magnético que, quando aplicado nas unhas e aproximando um imã que existe na tampa da embalagem, dá um efeito degrade.
Trata-se de uma tecnologia desenvolvida a anos e utilizada por inúmeras empresas de cosméticos como: Lancome, L’Oréal entre outras.
Dessa forma, trata – se de um produto de uso comum e de domínio público, o que significa que, com exceção de certas peculiaridades atinentes a cada fabricante, o sistema de magnetismo é público e não pode ser apropriado de forma exclusiva por ninguém.
Para saber mais sobre patentes consulte a Lei 9.279/96
Dessa forma a Luxor Cosméticos e. Perfumes informa que não há proibição legal que impeça seu produto de ser comercializado no mercado, sendo certo e inequívoco que o fabricante em questão não possui exclusividade em relação ao produto. Dúvidas nossos assessores jurídicos estão a postos para atendê-los
Então é isso! Ficamos felizes pois em breve teremos mais novidades por ai! Afinal, é tudo o que a gente sempre pede! 😉
UPDATE em 18/08/2015
Sim, a Speciallitá (Hits) colocou seus degradês a venda, mas com o nome de Magnéticos! Já estão a venda por mais ou menos R$8, são 4Free, tem os mesmos nomes da primeira imagem que vazou e funcionam como os da Ludurana. Algumas blogueiras já receberam alguns esmaltes para testes!
*Se a assessoria de alguma das marcas quiser se pronunciar, pode entrar em contato comigo! 😉
Olá adorei seu post sobre os degrades, sou sócia diretora da Luxor e posso confirmar que vamos lançar sim, na próxima semana todas as lojas já estarão abastecidas.
Super beijo
Jan de Oliveira Marques
Olá Jan! Obrigada pela atenção!
Aproveitei pra colocar a nota oficial ali no post e aguardamos ansiosas a coleção! =)
Meninas gostaria muito do contato dessa pessoa, que inventou e jogou na rede isse boato, eu pagaria horrores pra ele assim poderia o meu trabalho ficar conhecido do dia pra noite. Tem gente que tem talento e nao sabe usar
O problema é que todo mundo compartilha, marca pessoas e ai já viu né?
Mas as fotos que andam rolando por ai, a Ludurana já disse que não tem nada a ver com os esmaltes deles.. povo aumenta e inventa demais. Esse é o problema! =/
Imaginei que era um boato contra a Ludurana, mas fiquei preocupada porque muitas mulheres começaram a entrar em parafuso, inclusive uma lojista falou que desistiu de vender por conta disso! É muito bom esclarecer, pesquisar e não ir atrás de conversas! Ótimo post!
A gente se preocupa mesmo de cara né? Mas são só boatos mesmo! 😉
Obrigada Deise! =)
Parabéns, ótimo post e muito bem explicado!!
Tbm pensei exatamente oq vc disse sobre não ser indicado para grávidas, já que qualquer produto químico de estética não é!
Acho que as pessoas deveriam se informar mais antes de saírem falando e esse seu post realmente foi muito informativo!!
Beijoos
Pois é! Mas ai começa o blábláblá e já viu… vira um bolo!
Já li até que usaram e a unha caiu, lascou inteira… dá pra acreditar?
Obrigada Alice!!
Beijão =)
Muito bom seu post! enquanto a hits, espero q ela tb lance os esmaltes, pois é a marca q eu encontro facilmente. Até hj ñ consegui encontrar a marca Luxor em lojas físicas =(
Então… aqui também. E apesar de também ter Ludurana’s, não chegam os degradês. Quando chega acaba.. tá tipo o Frio na Barriga! =/
Mais um post perfeito Jake!!! Mandou muito bem!!!
Vc é muito boa no que faz, merece todo reconhecimento do mundo!!!
Beijo!
Gigi
Gi sua fofa! Obrigada!
Nós merecemos!
Beijooo 😉
Adorei e encaminhei para as minhas amigas que vieram me perguntar a respeito 😉 Num tema em que as informações estavam tão desencontradas, nada melhor que um post condensando tudo hehehe
Beijos
Ju
Eu precisei fazer… porque apesar das marcas terem emitido nota, como tem gente ainda passando os boatos pra frente!
Que esse blábláblá se acalme né Ju?? rs
Obrigada! Beijão! 😉
Bom noite Jake! Tem muito tempo que não passo aqui, rsrs.
Adorei o post, como sempre. Você é muito caprichosa e merece tudo de bom.
Com relação a patente, a Ludurana comeu mosca. A própria Impala já fez esmalte magnético, apesar de terem ficado horríveis na minha opinião. Não comprei nenhum dessa coleção mas tenho curiosidade. Pra falar a verdade tem tempo que não compro esmalte (me controlando ao máximo, kkkkkk)
Bjs!!!
Ah Sarah! Que bom ler isso!
Não some mais não hein! =)
Então… porque na verdade mesmo, esses esmaltes nada mais são que esmaltes magnéticos (e isso tem vários por ai).
A Hits lançou os esmaltes, só que com outro nome!
Eu também ando me segurando viu! Comprando o menos possível! 😉
Já tem sites vendendo o Degradê da Hits Speciallità.
Eu vi as fotos! Já adicionei a info ao post! 😉
Ola Jake , Adorei a Matéria. Sou proprietária do site Loja da Sica, e confesso que estou arrancando os cabelos por causa do lançamento Ludurana, pois foi um grande sucesso, mas a mesma não consegue atender a demanda dos pedidos. Posso dizer que os esmaltes são lindos, excelente qualidade, mas na verdade essa patente é de levantar polêmica, pois uma patente demora pelo menos um ano para sair, outra coisa, no mundo inteiro existem esmaltes com efeito magnéticos e degrades, de fato a Ludurana foi a primeira que apareceu com com uma linha antiga (vidrinho cilíndrico) que fazia efeitos listradinhos… Leia Mais »
Oi! Conheço sua loja! Super contribuiu Roberta! E isso que você disse é pura verdade! Cada pessoa reage de uma forma… ainda mais na gravidez! Até creme com uréia não é recomendado durante a gravidez e quase ninguém sabe! Investe sim na compra dos esmaltes da Hits e da Luxor porque certeza que serão um sucesso também! E esse efeito não é novidade, nem aqui no Brasil e nem fora! Na minha opinião, acho muito difícil eles conseguirem exclusividade nesse tipo de esmalte viu… é magnético e já existe um monte por ai. Até sair a patente, os esmaltes nem… Leia Mais »
Sabe me informar se estão falsificando os esmaltes da Bruna Marquezine degradê?
Comprei um e não deu o efeito 🙁
Fiquei super triste, pois estava ansiosa para testar… Rsrs
Enfim, gostaria que me ajudasse a esclarecer, se realmente estão falsificando.
Obrigada!
PS: adorei o post :*
Que coisa!
Tem uns vídeos no Youtube mostrando como usa porque tem umas regrinhas do tipo: tem que colocar o pincel próximo a unha em cada camada, se usar Top Coat tem que encostar com o pincel novamente.. você chegou a seguir tudo certinho? =/
Eu sei que algumas tiveram dificuldade em fazer o efeito, mas era questão de prática! Faz uns testes… se não funcionar mesmo assim, manda email pra Ludurana passando o Lote pra eles! 😉
Qualquer coisa, volta aqui!
Obrigada!! Beijoo =)
Muito obrigada querida!
Vou testar novamente…
Tenha um lindo dia 😉
Bjo no coração
Ester
Primeiramente passei uma mão do esmalte preto ( qualquer marca) em cima coloquei o degrade Azul da Marquezine, encostei a tampa e aí sim deu um resultado legal. Porque só o esmalte não funcionou nas minhas unhas.
Mas cada caso é um caso, na minhas só deram certo assim.
Volta pra contar! 😉
Curioso essa questão toda de novidade pois em 2012 conheci da linha Make B no O Boticário o esmalte magnético.
Aqui: http://vivalinda.boticario.com.br/unhas/e-pura-magica-passo-a-passo-com-esmalte-magnetico
Então… magnéticos existem há muito tempo, o que mudou foi o imã e a forma de criar o efeito! Dai o outro nome! =)
Adorei a informação pois tem informações precisas como o da anvisa e patentes .parabéns
Obrigada Fabiana!! 😉
Fico feliz em saber que essa historia e só +1 boato,pois fico triste em não achar o degrade da ludurana pos as logistas dizem que saiu de linha e que nao irão mais vender esse esmalte, não consigo completar minha coleção não acho em lugar algum,espero que seja diferente com essas outras marcas.Tudo que e novidade as clientes gostam e as profissionais também. XOXO
O pessoal ao invés de pesquisar prefere compartilhar boato. Ai vira esse rebuliço todo!
Até essa semana ainda é assunto essa história, não tá fácil pra marca não! rs
Nossa isso é boato mesmo.
Eu tenho da impala e makeB.magnetico
.de todos da luderama fica lindos.
Bjos
Pois é!!! Boato que durou demais até! rs
Mas é bom sempre esclarecer! 😉
Beijoo
[…] A Jake, do Esmalte nas Unhas, fez um post mais que detalhado sobre o assunto aqui. […]