8 de julho de 2019

A gente ama colorir as unhas. Fato! Mas estamos cientes que o uso constante de esmalte pode trazer alguns riscos à nossa saúde. Isso poderia ser evitado se as marcas se conscientizassem da importância de desenvolver seus esmaltes com fórmulas menos tóxicas.

O esmalte é uma mistura de elementos sintéticos ruins. É uma combinação de resinas plásticas, solventes e pigmentos que sabemos que fazem mal ao nosso corpo e ao meio ambiente.

Três desses componentes ainda estão presentes em muitos esmaltes de marcas nacionais. São eles o dibutilftalato (DBP), o formaldeído e o tolueno (esses dois últimos com potencial cancerígeno).

Eles estão entre os componentes que mais causam alergia e por isso, lutamos e enfatizamos muito a necessidade das empresas tornarem as fórmulas dos esmaltes pelo menos 3Free (livres desses 3 componentes).

A maioria das pessoas não nascem com alergia e desenvolvem com o tempo e com o uso constante de produtos que contenham essas substâncias na fórmula.

A reação alérgica à esses componentes na maioria das vezes não é local (nas unhas ou pontas dos dedos) e acontece principalmente na região do pescoço, nariz e olhos porque são regiões mais sensíveis do nosso corpo e onde nossas mãos estão sempre em contato.

Em alguns países muitas dessas substâncias são proibidas e por isso os esmaltes importados normalmente já não contém esses componentes em suas fórmulas.

Aqui no Brasil, pequenas quantidades dessas substâncias ainda são permitidas mas muitas marcas importantes como Vult, Colorama e Risqué já aderiram à fórmulas free e hipoalergênicas.

Nós, enquanto consumidoras, temos que pressionar essas empresas que ainda não investem em fórmulas menos agressivas à nossa saúde e ao meio ambiente para que elas passem a entender que isso é uma necessidade urgente!

Essa é uma causa de todas nós! Independente se você tem alergia ou não!

Compartilhe com os amigos:

  • Cade o esmalte que estava aqui?
  • Copo de Leite RK By Kiss e Do Magic Penélope Luz
  • Chris – meu 1º esmalte Lorena!
  • avatar
    7 Comment threads
    0 Comentários
    0 Seguidores
     
    Most reacted comment
    Hottest comment thread
    7 Comentários do Autor
    EveVacieniLívia MadeiraSilvana SouzaGigi Recent comment authors
    Pathy Guarnieri
    Visitante
    Pathy Guarnieri

    Excelente post, Jake! As empresas (algumas delas) não parecem se importar com a saúde de suas consumidoras e continuam usando esses componentes.
    Eu não tenho alergia, mas sempre busco usar esmaltes que sejam ao menos 3free!

    Beijo!
    Cores do Vício

    Blog Entre garotas
    Visitante
    Blog Entre garotas

    Gostei do post, tenho tentado usar produtos cosméticos e alimentícios mais naturais para evitar doenças futuras!
    Ainda bem que algumas empresas tem se preocupado com isso..
    beijinhos
    Blog Entre Garotas

    Gigi
    Visitante
    Gigi

    Arrasou no post Jake! Eu não tinha alergia, ao menos, não sabia que tinha. Até me empolgar e começar a brincar de esmaltar. 6 meses depois de criar o blog, os efeitos mais fortes começaram a vir. Ainda bem que muita coisa mudou e segue mudando. Ainda em passos lentos, mas temos esperanças sempre.

    Bjukas!
    Unhas&Tudo ♥

    Silvana Souza
    Visitante
    Silvana Souza

    Está mais que apoiada Jake falou tudo nesse post, seria bom que houvesse uma campanha de conscientização para as marcas que ainda não fazem esmaltes livres dessas substâncias!
    Beijos ♥
    http://www.silalmeida.com

    Lívia Madeira
    Visitante
    Lívia Madeira

    mt bacana mesmo seu post, acho mt importante que as marcas usem cada vez menos esse tipo de substância; acho que temos que nos voltar cada vez mais para produtos mais naturais num todo

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    Vacieni
    Visitante
    Vacieni

    Uma excelente postagem Jake, precisamos mesmo nos conscientizar, afinal muita gente que não tem/não desenvolveu alergia a esses produtos não sabem do potencial que eles tem pra isso e as empresas enquanto não sentirem que o mercado realmente mudou e que suas consumidoras estão mais exigentes não vão se mobilizar e mudar suas fórmulas.

    Bjokas da Vaci :*
    http://blogpapodeesmalte.blogspot.com/

    Eve
    Visitante
    Eve

    Eu não tenho alergias, mas não uso nenhum esmalte que não seja pelo menos 3free. Grande parte das consumidoras não fazem ideia do que é isso, vejo pelas minhas colegas de trabalho, fazendo as unhas na manicure ou em casa, elas escolhem o esmalte apenas pela cor. E com isso as empresas continuam vendendo esmaltes com esses componentes, porque ainda tem quem compre, infelizmente.

    Quer hospedar seu blog no meu servidor?

    Mande um email para blog@jakebadulake.com.br

    ou clique aqui para entrar em contato!