Procure aqui…
Topo
Sem categoria

Desabafo de uma blogueira…

Eu DETESTO fazer #mimimi porque o que eu quero de verdade é trazer informação, diversão e coisas bonitas e legais pra vocês, esse é o principal objetivo do blog. Mas hoje vou fazer isso pra poder começar 2016 mais leve e espero que vocês me entendam! 😉

Ao mesmo tempo que começo 2016 animada – cheia de projetos e planos pra fazer o conteúdo aqui melhorar cada vez mais – terminei 2015 frustrada com o que aconteceu por trás do Esmalte nas Unhas… com muita coisa entalada na garganta. E por isso, o post hoje é de desabafo… isso talvez ajude muita gente a enxergar o que acontece realmente com quem decide criar um blog.

Meu objetivo nunca foi viver apenas do blog. Não quero receber fortunas por posts pagos, ações e nem nada do tipo… criei ele pra compartilhar o que eu gosto! Só que a medida que você cresce e faz seu trabalho direitinho (pelo menos eu entendo que faço) você espera um reconhecimento por parte das marcas pelo menos relacionadas ao seu conteúdo principal.

Quando eu tinha poucas seguidoras nas redes sociais e poucas visitas no blog eu entendia quando uma marca não me aceitava como parceira para enviar os famosos press kits. Isso porque pra eles isso é marketing: eles investem uma quantia baixa enviando os produtos pra você e em troca você divulga eles para as seguidoras… entre mandar esse press kit pra uma pessoa que tem 200 seguidores e uma que tem 20.000, claro que eles vão preferir a maior visibilidade possível.

Mas agora eu percebo que nem sempre é assim.

Tem marca que ainda não me aceita como parceira mas aceita vários outros blogs menores. Não quero desmerecer ninguém, mas gente… a gente sabe comparar as coisas. Eu sei quando um blog tem um layout melhor que o meu, quando a pessoa escreve melhor que eu, quando as fotos de um blog são melhores que as minhas e sei também o contrário! As vezes eu não entendo como algumas recebem press kits de várias marcas e eu não.

As assessorias precisam se atualizar!

Muitas pessoas que já não tem mais o blog ativo continuam recebendo press kit. E ai o trabalho de assessorar uma marca e analisar o retorno dessas parcerias está com quem? Você manda um produto pra ser divulgado por um blog que nem existe mais?

Tem duas marcas que já “me incluiram entre as parcerias e para receber press kits” mas que até hoje não recebi NADA! Uma delas me disse que não tem como verificar porque são muitas parcerias, muitos envios. Vou falar o que?!

 

A coisa que mais me decepcionou esse ano foi a Beauty Fair.

É o terceiro ano que vou à feira e NUNCA fui credenciada como blogueira. No primeiro ano disseram que não receberam meu pedido de credenciamento, mesmo eu tendo enviado mais de um email dentro do prazo e não ter recebido nenhum erro ou retorno. No segundo ano, restringiram MUITO o credenciamento e eu até imaginei que não tinha sido selecionada porque realmente eu não tinha tantos seguidores nas redes sociais.

Esse ano eu estava tão confiante que o “não” caiu como uma bomba! Ainda mais porque eles disseram que a seleção consideraria a frequência de postagens no blog e os seguidores nas redes sociais mas vi blogs inativos e com muito menos seguidores sendo credenciados, isso me chateou demais!

 

Tem assessoria de marca que mente. E eu me perguntei mil vezes o porquê disso! Entrei em contato com certa marca 2 vezes nesses 3 anos… uma logo que o blog começou e outra no final do ano passado porque achei que o blog estava caminhando bem e era hora de me reapresentar à eles, quem sabe né? Nas duas vezes recebi as respostas exatamente iguais: não fazemos parcerias e não trabalhamos com amostras grátis dos nossos produtos.

Ok! Ok? Ok nada! Eu acompanho MUITAS blogueiras grandes e pequenas e sei que muitas delas receberam press kit dessa marca dias antes de eu receber essa resposta! Como assim não trabalham com parcerias e amostras grátis? Todas essas pessoas pagaram pelo press kit? Sem problemas… pra vocês não faço propaganda “grátis” e essa não vai mais aparecer por aqui.

 

Ninguém valoriza blogs voltados para esmaltes.

Mas quase nenhuma mulher vive sem esmalte, certo?

Você já viu blogueira de esmalte sendo chamada pra criar coleção de maquiagem? De batons? Do mais óbvio: de esmaltes? Não!

E eu não estou falando pelo lado das blogueiras que tem coleções que levam seu nome viu. Acompanho e gosto de várias delas… elas merecem. Mas tem tanta blogueira de unhas que merece também. Por que nunca são chamadas pra nada? Mal são chamadas pra eventos. Blogueira que não entra na cozinha faz ação até pra óleo de cozinha, agora blogueira de esmalte não é chamada pra nada porque é blogueira de esmalte.

E ser blogueira de esmalte é difícil viu! Só o processo de aplicar, limpar e tirar fotos decentes das unhas dá trabalho e é demorado. Já parou pra pensar o trabalho que dá fazer swatches de coleções inteiras? Trocar de esmalte de 6 a 10 vezes no mesmo dia? Por isso muita gente que recebe press kit acaba fazendo demonstração em disquinho de unhas, blogueiras que amam esmaltes não.

 

Mas que fique claro que mesmo me decepcionando, não é por esses motivos nem por essas empresas que vou deixar de ter o blog e continuar postando o que eu quero, de forma sincera e procurando melhorar cada vez mais.

Vou continuar principalmente pelo maior reconhecimento que a gente pode ter: as minhas seguidoras e leitoras S2

E vou continuar também porque existem empresas e assessorias maravilhosas! Maravilhosas até mesmo na hora de educadamente responder que infelizmente não podem aceitar novas parcerias.

Quero agradecer de novo todas as marcas e assessorias que confiam em mim! São sempre tão atenciosas e podem ter certeza que são marcas que eu amo e estarão muito por aqui nesse novo ano!

Eu não vou conseguir mudar nada mesmo, as coisas vão continuar assim por trás de blogs pequenos e de esmaltes. Eu até estava mais encanada com essas coisas ontem do que hoje… tanto que nem sabia se ia publicar mesmo esse post e nem sei se vou deixar ele aqui por muito tempo. Desabafei e agora é hora de me importar com o que realmente eu gosto: Esmalte nas Unhas! 😉

Assinatura

 

 

 

 

«

»

16 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Hélen Bezerra

Seu desabafo valeria como o meu também, tenho o blog a quase cinco anos e já cansei de levar não de várias empresas. As vezes bate o desanimo e dá vontade de largar tudo, mas não consigo pois sei que tenho reconhecimento das minhas leitoras. Em fim vamos seguindo!

silvana

Jake te entendo perfeitamente, como blogueira pequena já levei muitos não, mais também não deixei desanimar, certamente vai existir muitas outras empresas que possa te dá oportunidade!
Persevere, e ainda mais que vejo que esmaltar é a sua paixão!
Beijos
http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br

Ana Laura Queiroz

Guria, entendo e concordo. Aliás, quero te acalmar dizendo que isso não acontece só com blogueira de esmalte não. Tenho dois blogues ativos: um relacionado ao universo feminino e outro de literatura e passo por perrengues com empresas tal como você relatou aqui. O problema disso se chama “jeitinho brasileiro”, infelizmente! E a historia de “não tem como saber quem recebeu”, eu tenho é dó dessa empresa, pois se de fato não têm controle para quem enviam (duvido!) irão à falência, afinal, é nos pequenos furos que se perde tudo. Enfim, você só falou verdades. Um abraço e um 2016… Leia Mais »

Daiane

Gostei do post e concordem com quase todo o desabafo. Exceto por “blogueiras que postam coleções em disquinho”rsrs também amo esmaltes e quando faço posts assim é na intenção de mostrar as cores pra quem ainda não conhece até eu conseguir postar as unhas da semana de todos porque gosto de ficar com eles nas unhas alguns dias 🙂 não leve mal o q disse foi só minha observação particular mesmo rsrs beijos e parabéns pelo blog. Desejo que esse ano seja melhor pra você. Apesar dos ocorridos persista sempre lindona. Só consegui firmar boas parcerias e compromissadas de 1… Leia Mais »

Ana Checoni

Onde eu assino embaixo? rs.
Só acho que se desanimarmos com os nossos cantinhos, quem tem atitude desse jeito nos queima de qualquer forma.
É tão bom receber carinho por aquilo que fazemos de coração, nós realmente influenciamos positivamente.
Então fique tranquila, quem te segue e acompanha continuará assim. Quem planta coisas boas, colhe coisas boas.
Que seu 2016 seja de muitas esmaltações lindas e inspiradoras! ❤️
unhasanacheconi.wordpress.com

Alice Cirufo

Disse tudo. Eu nunca pensei que dava pra viver de blog, comecei mais por diversão em mostrar as coisas que fazia nas unhas, mas com o passar do tempo fui vendo que existem várias meninas ganhando a vida com isso e tenho me dedicado para conseguir fazer do meu blog uma renda extra ou quem sabe até principal né? Mas como vc disse, é muito difícil ser blogueira de esmaltes =/ Vejo várias blogueiras que nem nunca falaram de esmaltes e fazem swatches no disquinho, terem mais reconhecimento (nessa parte de receber as coisas) que a gente, que dedica um… Leia Mais »

Myriam Cedro

Poderia ter sido escrito por mim! Passo exatamente pelas mesmas situações. Não me querem como parceira. Querem números, por mais maquiados que sejam. Acham que estão me fazendo favor em repostar minhas fotos sem os créditos, enquanto enchem blogueiras de swatch em disquinho ou que não sabem pintar as unhas de press kit. Sabe que nem é pelo press kit? Trabalho duro e compro tudo que eu gosto. Falo a verdade sobre o produto, seja ele comprado ou presenteado… O espaço no meu blog pode até ser monetizado, mas o meu caráter, a minha lisura e a minha opinião? NUNCA!… Leia Mais »

juliana

Que post top. Adoro esmaltes! vc foi completa nos seus argumentos. Acho que se estende a outras coisas também… Infelizmente… Continue e não conhecia seu blog.parabéns ?

Quer hospedar seu blog no meu servidor?

Mande um email para blog@jakebadulake.com.br

ou clique aqui para entrar em contato!