10 de agosto de 2015

Vamos levantar uma polêmicazinha?

Os posts mais acessados do blog não são especificamente sobre um ou outro esmalte, são sobre curiosidades que envolvem nossos queridinhos.

Acho que um assunto que vivo falando por aqui, mas que faltava ser abordado mais profundamente é de esmaltes 3free. Antes de visitar blogs sobre o assunto eu não sabia do que se tratava. E hoje vejo que ainda existem muitas pessoas que não tem ideia do porque dessa nomenclatura e da importância dos esmaltes serem 3free não só pra quem tem alergia.

esmaltes_3free_01

Não sei se vocês já perceberam, mas a maioria absoluta de importados são 3free devido a regulamentação dos países que proíbem essas substâncias em suas composições. Se não por isso, as próprias empresas não as utilizam por saberem dos riscos e de fato pensarem nas suas consumidoras.

Já vi assessora de marketing de marca nacional que não sabia o que era um esmalte 3free. Me responderam que “Não! Eles são esmaltes bons… do tipo que a gente gosta mesmo. Nada de 3free!” quando questionei se a nova coleção era 3free. Oi?

Os esmaltes 3 free são livres de Tolueno, DPB e Formaldeído – as três substâncias que mais causam alergia nas pessoas. Mas isso não impede que você use um esmalte 3 free e tenha uma reação alérgica. Isso pode acontecer se você tem alergia a algum outro componente da fórmula.

Os sintomas podem não ser apenas locais, podem ser reações no sistema respiratório, vermelhidão nos olhos e rosto e até complicações mais graves. Por isso é importante procurar um dermatologista se você começar a perceber algo diferente pois só ele pode aplicar um teste para descobrir o que pode de fato causar essas reações.

Voltando aos 3 componentes, alem de causar alergia, essas substâncias podem ser nocivas a nossa saúde. Por isso defendo sempre os esmaltes com fórmula 3free mesmo não tendo alergia a nenhuma elas!

Tolueno:

Presente na maioria dos esmaltes, também conhecido como metilbenzeno (atenção no rótulo) ao ser inalado é rapidamente conduzido aos pulmões e difundido a corrente sanguínea. Os riscos dependem da intensidade de exposição a substância. Em menor quantidade pode causar irritação nos olhos, garganta e vários tipos de processos alérgicos quando em contato com a pele de uma pessoa alérgica. O Tolueno pode levar a dependência. Quando usado em excesso pode causar náuseas, anorexia, tonturas, perda do autocontrole e fadiga muscular. Em MUITOS CASOS, o uso PROLONGADO pode causar dermatite (alergia) e por isso, no Brasil, a Anvisa estipulou em 25% de concentração máxima permitida dessa substância em cosméticos.

Formaldeído:

O Formaldeído é capaz de impedir o crescimento de microrganismos em diversos produtos, por isso é muito usado como conservante. Ele é um gás incolor, tem um cheiro bem forte e altamente inflamável e reativo. Em estado líquido é conhecido como FORMOL!

A Agencia Internacional de Pesquisa contra o Câncer (IARC) classifica o Formaldeído no Grupo 1, isso significa que FORMALDEÍDO É CANCERÍGENO para humanos e outros animais
O vapor em baixas concentrações causa irritação no nariz, garganta e olhos. Em altas concentrações (como no cigarro) pode causar falta de ar, salivação excessiva, espasmos musculares involuntários, danos à córnea, coma e até a morte.

Em contato com a pele pode provocar aspereza, necrose, falta de sensibilidade, dermatite, desidratação, rachaduras e ulcerações. 

No Brasil, a Anvisa permite apenas a concentração de 2% da substância quando usado como conservante e 5% quando usado como endurecedor de unhas. Infelizmente eles são encontrados em muitos outros cosméticos como maquiagens, em xampus, alisantes de cabelo (lembram das polêmicas sobre o seu uso?) e até em enxaguantes bucais (que em estudos, foi comprovado que pode causar câncer de boca e faringe).

 

Claro que a concentração dessas substâncias nos esmaltes é pequena, mas pra quem tem alergia essa pequena quantidade pode ser mortal. E não se esqueçam, alergia a gente desenvolve! Conheço muitas meninas que passaram a ter alergias depois de muitos anos usando esmaltes. Por isso, por que não evitar tudo isso se é possível?

O fato é que temos tantos esmaltes ÓTIMOS que não tem essas substâncias em sua composição… Colocar a nossa saúde em risco (por menor que seja) pra que?!

esmaltes_3free_02

 

Hoje existem também os 4free, 5free e quantos frees as empresas conseguem fazer. Ótimo! Pra quem tem alergia a algum componente vale se informar em quais versões ele não é colocado e principalmente ler o rótulo sempre porque infelizmente não há um padrão na hora de informar essa diferença entre as fórmulas.

Felizmente muitas marcas estão dando exemplo e procurando trazer suas fórmulas livres dessas substâncias.

As outras, que não ligam ou não sabem nem a importância disso é que deveriam começar a se preocupar né?

 

Assinatura

 

 

 

 

Compartilhe com os amigos:

  • [Swatches] Coleção Stars da Hits Speciallitá
  • Sugar Plum da Sally Hansen
  • Bia vai à Luta da Luxor – coleção Degradê
  • 7
    Hey! Vou adorar saber sua opinião! ;)

    avatar
    4 Comment threads
    3 Thread replies
    0 Followers
     
    Most reacted comment
    Hottest comment thread
    4 Comment authors
    Blog da Semana - 08 a 14 de Agosto - CBBlogersJakeGiovanna NapoliGigiBlog usei Hoje Recent comment authors
    Blog usei Hoje
    Visitante
    Blog usei Hoje

    Tão bom essa mudança nos esmaltes/empresas.
    Lembro do absurdo de preço que eram esmaltes assim antigamente.

    Bjim …
    blog Usei Hoje

    Jake
    Visitante
    Jake

    Nem tinha porque abusar nos preços né?
    Está sendo uma coisa gradativa mas que finalmente começa a crescer. =)
    Beijoo

    Gigi
    Visitante
    Gigi

    Ótimo post Jake!!! Conciso e com bastante informação, vou compartilhar!!
    Nem preciso dizer que, não resisto em perguntar sobre o porque raios das empresas não lançarem logo a versão free.. eles querem é ganhar mais, a diferença de preço para fabricar é pequena em vista da qualidade de vida, mas eles nem querem saber….
    Enfim, ponto positivo para as que tomaram consciência!!

    Beijos!!!

    Jake
    Visitante
    Jake

    Obrigada Gi!
    Defendo sim, sempre, que façam o melhor pra todas! =)
    beijooo ;)

    Giovanna Napoli
    Visitante
    Giovanna Napoli

    Adorei o post! :D
    É ótimo ler matérias assim pra se informar melhor e perceber um pouco mais da importância à respeito do que a gente muitas vezes acredita não ser grande coisa. Também é ótimo ver tantas marcas aderindo às fórmulas mais seguras. Acho que a grande maioria agora passaram a ser elas, né? Antes tarde do que nunca! 8)

    Um beijão!
    http://glitteringgg.blogspot.com.br/

    Jake
    Visitante
    Jake

    Não é?? As vezes a gente fica perdida nesses assuntos e sempre defendo que unhas e esmaltes não são apenas assuntos futeis.
    Verdade… ainda bem que esse processo vem acelerando aos poucos! E quanto mais pessoas conscientes disso e da sua importância, melhor!
    Beijo Gi! ;)

    trackback
    Blog da Semana - 08 a 14 de Agosto - CBBlogers

    […] Esmalte nas Unhas e seu post POR QUE TODAS MERECEMOS ESMALTES […]