Procure aqui…
Topo
Cuidados

Dicas para parar de tirar as cutículas – por Aline Carvalho

Não ao alicateHoje voltarei a abordar um tema muito importante: não tirar as cutículas!

Já fiz um post sobre isso e sempre defendo que ninguém precisa tirá-las, apenas cuidar delas. Apesar de eu não ter tido muita dificuldade em parar, eu sei que para muitas não é tão simples assim!

Comecei a enfatizar isso novamente no Instagram e a querida da Aline de Carvalho me disse que tinha tido muita dificuldade em parar, mas que com a ajuda de uma dermatologista tinha conseguido seguindo algumas dicas dela.

Pedi que ela me passasse essas dicas para que pudéssemos compartilhar com todas e o que ela fez? Me mandou um post completo com várias fotos e tudo explicadinho! S2

Por isso, hoje o post é por conta dela! (Post longo mas bem interessante, por isso: leiam!)

 

“Quando decidi parar de tirar a cutícula sabia que seria difícil ainda mais porque eu sou desleixada, mas era uma necessidade. Eu roía unha, meu namorado, atual noivo começou a reclamar que era muito feio, mas eu só conseguia não roer com ela feita, e eu nunca fazia porque demorava muito. Conclusão: unhas sempre no talo, machucadas e comidas!

Pesquisando na net achei as santas LPE’s falando disso e resolvi tentar. Nunca dava certo. Inflamava, os dedos ficavam vermelhos, duros e doloridos nas laterais, eu vivia na pomada pra desinfeccionar, e desistia sempre.
Resolvi perguntar pra uma dermato, eu já ia lá mesmo e aproveitei.

Ela olhou bem e falou que existem tipos de unha, que não são muito comuns, que crescem de uma forma que é impossível jogar fora o alicate, porque justamente elas encravam e infeccionam, mas que o alicate usado corretamente podia sim ser um bom aliado da boa unha,  e ela me ensinou um passo a passo base que eu poderia adaptar ao meu jeito de tirar. Hoje completo 2 anos sem tirar a cutícula e faço a unha em 30 minutos.

Esse procedimento eu faço a cada 10/15 dias. Nas intermediárias eu só empurro simples e pinto direto. Precisa estar mais crescido pra poder funcionar sem machucar.

Primeiro de tudo eu não sou fiel a um produto, uso cada vez um diferente..rs..

#AdeusAoAlicate

Hoje escolhi o Mira da Avon, amado por todas..rs..

#AdeusAoAlicate

Procedimento padrão, passo bastante, bem dentro dos cantinhos fundos, deixo uns 3 minutos e espalho. Com uma espátula de plástico da Impala eu empurro, não uso palitos de madeira nem espátula de metal porque minha unha é casquinha de ovo e ela fica cheia de ondulações de machucados das espátulas. Com o outro lado, meio triangular, eu passo ida a volta, por hora bem normal.

#AdeusAoAlicate

Ai a cureta, eu “como” a cutícula sobrando mais na parte de cima do U, os cantinhos eu não mexo muito agora.

#AdeusAoAlicate

Esfolio, ou com o OPI avoplex esfoliante, ou com esse da Ideal que é demais.

#AdeusAoAlicate

Lavo, passo um hidratante, hoje usei o Dote cheiroso de mais que amo. Deixo amolecer tudo e  vamos aos trabalhos com os cantinhos teimosos.

#AdeusAoAlicate

Antes eu passo o endurecedor da Mavala que estou testando, não passo antes porque se ele cair nos cantinhos agora não vai zoar tanto.

#AdeusAoAlicate

 

Com a espátula eu venho por baixo da unha, contornando, e chegando na lateral eu levanto a pele dura que cola na unha e encrava ela, faço uma por uma porque se fizer todas elas voltam pra debaixo da unha.
A explicação da dermato é que a pele morta dos meus cantinhos fundos fica tão dura porque não hidrata direito e porque minhas mãos suam muito, que ela vira quase uma extensão da unha, e essa pele endurecida entra por baixo da unha de verdade e cola a unha numa parte do dedo que não deveria, formando uma crosta grossa, que machuca.

 #AdeusAoAlicate

 

Essa crosta eu levanto com a espátula, as vezes dói um pouco, mas faço com cuidado pra não arrancar ela, porque pode até sair sangue. Levantada a parte grossa eu venho com o alicate, bem afiado, limpinho, só meu, o que é muito importante. se tem 5 mulheres na casa cada uma tem que ter o seu 😉 e com o alicate eu corto a pele. Uma dica e lixar com uma lixa grossa a ponta do alicate, não deixo ela quadrada, mas tiro o fio mais doído, pra não me furar sem querer. Posiciono o alicate entre o dedo e a unha, seguro a pele e aperto, sem puxar, empurro o alicate contra a pele, pego o mais fundo que der sem doer, e corto, se ainda sim incomodar eu corto mais, mas caso eu não sentir mais eu paro.

Faço isso 16 vezes, nos dedões não preciso, neles faço como uma pessoa normal, rs…

Lixo as unhas, e lixo as laterais, deixando elas “ligeiramente” menores na parte solta do dedo do que na base da unha mesmo, pra evitar ela entrar no dedo e me machucar. Nem preciso dizer que pelo menos uma vez por mês eu me machuco né?! É difícil aprender, mas hoje estou bem melhor. Quando acontece de machucar, nem sempre sai sangue, mas inflama, eu passo uma pomada chamada “Sulfato de neomicina+bacitracina”, recomendação da dermato, pra matar as bactérias e pra ajudar a cicatrizar, serve pra bifes também 😉 e é baratinha, menos de 20 dilmas na farmácia, ajuda com queimadura e pequenas infecções domésticas comuns. Cuidado com alergias, veja os componentes..rs..

Lavo a mão mais uma vez, hidrato de novo, aperto as laterais pra ver se nada incomoda, e só ai eu começo a esmaltar, por isso que normalmente eu faço a unha num dia e esmalto no outro. rs..

#AdeusAoAlicate

Ufa..rs.. “

 

Eu amei Aline!! Obrigada…. muito obrigada!!!!

E quem já parou de tirar as cutículas ai hein? Vamos que é a melhor coisa que você faz!

Assinatura

 

«

»

22 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Priscila

Tanto trabalho vale a pena, ficou ótimo e sem machucados e cutículas feias 😉

Aline de Carvalho

Ai Jake..que lindo!
Nem imaginei que voce fosse usar na íntegra 😉

Obrigada pelo minuto blogueira..adorei! *–*

Boa sorte a todas as meninas! 😉

Bruna Bruna Lopes

Nossa que maravilhoso esse passo a passo da Aline. Tbm tenho um certo problema com as laterais. Vou ser seguir a explicação dela.

Bjoo

Aline de Carvalho

Obrigada Bruna =)

Segue sim, pq depois que a unha acostuma os cantinhos passam a ser menos rebeldes. Eu tenho mãos suadas e isso que faz os continhos empedrarem, mas pessoas normais rs não precisam desse cuidado todo p sempre 😉

Nani Freitas

6 Meses com as benditas UHUUUUUU kkkk

Nani Freitas

uhuuuul, que bom que voce viu .
achei super a sua cara! ;D
é uma cor mt mt linda! *.*
Quando eu passo ele, lembro de voce kkkkkk

obg pelo carinho Jake, beijos.

sarah

Os cantinhos tb são meu desafio. Já lixo deixando de forma que deixa a parte que tem mais contato com a pele menor. Tb puxo a pele pra ver se incomoda. Faço quase tudo e nem sabia que era o correto. Apesar de não tirar a cutícula de baixo, achava que não ia conseguir largar o alicate por causa da cutícula lateral. Rsrs. Mas com certeza vou adotar algumas coisas que não faço. Valeu muito o post. 😉

Aline de Carvalho

Os cantinhos eram minha ruína Sarah, rs, mas hora aprendi a lidar com eles 😉

Jaque Ribeiro

Estou nessa luta de não tirar as cutículas já faz alguns bons meseeees! hehe
Estou melhorando com o tempo, mas ainda tem época que esqueço de hidratar e fica um horror. De uns tempos pra cá comecei a notar umas pelinhas estranhas nas laterais das unhas, depois de ler esse post to achando que é igual ao que acontece com a Aline, mas talvez em menor grau.
No meu próximo ‘ritual complete de cuidados com a cutícula’, vou tentar fazer igual ela pra ver se ajuda.
Parabéns Aline, pela persistência, não é fácil mesmo… hehe
Beijos!

Aline de Carvalho

Obrigada Jaque. E boa sorte, foi duro mas eu consegui rs 😉

Josiandra

Super legal suas dicas,o mira cutile é otimo,neste caso não vi a cerinha granado,mais uso muito também..
Beijo

Aline de Carvalho

A cerinha fica numa bolsa, o avoplex na outra 😉

Lari Nunes

Amei as dicas. Eu não tiro as cutículas já mais de um ano.
E agora elas estão bem lindinhas.
Mas meu problema são os cantinhos.
O engraçado é que são apenas em algumas unhas e as vezes apenas de um lado da unha. Rsrsrs
Vou tentar seguir as dicas da Aline.
Adorei o seu blog, Jake.
Beijos
http://deliriosemvidrinhos.blogspot.com.br/

Aline de Carvalho

Também tenho umas unhas que são só um lado que incomoda mais, eita genética rs…

trackback

[…] mantenha um cuidado freqüente, mas o basicão dele serve para todo mundo adaptar ao seu dia a dia, clica aqui e vê o post com fotos explicando tudo. E veja também esse post do LPE falando sobre hidratação […]

Quer hospedar seu blog no meu servidor?

Mande um email para blog@jakebadulake.com.br

ou clique aqui para entrar em contato!