Este post será apenas informativo. Não tem objetivo nenhum de mudar seus hábitos e nem te convencer do que é certo ou errado ok!?
Vamos lá! O post é longo, mas muito interessante. Então pegue a pipoca e leia:
Uma dúvida que sempre tive e vejo muita gente preocupada, meio sem saber o que fazer, é se devo ou não usar os esmaltes vencidos. Com mais de 300 vidrinhos é quase impossível usar algum até o final. O tempo acaba passando e consequentemente alguns chegam a sua data de validade. Mas olhando para todos eles, vejo que muitos que nem venceram ainda (considerando a data da embalagem) estão em péssimo estado assim como alguns que já venceram estão perfeitos.
Vocês sabem que cada país tem seus costumes, suas regras e leis. E na área de esmaltes não é diferente. Vocês já chegaram a notar que a maioria de esmaltes importados não tem data especifica de validade? Pelo menos não uma data no formato mês/ano. Eles tem o que chamamos de PAO – Period After Opening (traduzindo: período depois de aberto). O PAO é informado em meses, normalmente dentro de um potinho com tampa aberta:
Isso porque as empresas desses países calculam a validade do produto a partir de quando a embalagem é aberta. Pois é a partir desse momento que o esmalte começa a entrar em contato com o ar, ou seja, é a partir dai que a fórmula começa a sofrer com as interferências desse contato e também podendo ou não ser contaminada.
Aqui no Brasil seria difícil adotar esse padrão. A maioria das lojas vendem os esmaltes sem proteção nenhuma, e sempre tem alguém que abre o esmalte pra dar uma testadinha ou ver a cor real. Isso não é correto, eu NUNCA faço isso! Não façam mais, certo meninas?!
A Anvisa (Agencia reguladora que também cuida da fiscaliação das empresas de cosméticos no Brasil) estipula a data máxima para validade dos esmaltes de 3 anos e ponto final! Não há exceções.
Eu recomendo que mesmo dentro da validade, se o esmalte estiver com cheiro estranho ou a fórmula não estiver legal, a pessoa não o use mais. Isso porque o esmalte que muda o cheiro pode indicar algum tipo de contaminação ou alteração significativa na fórmula. Esmaltes muito velhos ou grossos também não tem muita utilidade, já falamos isso no post sobre as bolinhas no esmalte!
Decantar é outro assunto que já tratamos no blog também não é!?
EU (eu disse EU) uso o esmalte se ele estiver vencido e não apresentar alterações (cheiro, consistência). Mas isso depende de cada uma. Assim como as possíveis consequencias dessa opção são de responsabilidade (e afetarão) somente quem se arriscou.
Como eu tenho uma amiga química, a Thaloka Thaisa do Esmaltha, pedi a ela que nos contasse alguma coisa que ela soubesse sobre o assunto. Porque cá entre nós, cada um diz uma coisa nessa internet! Olha que fofa… ela explicou bonitinho:
A validade dos esmaltes está relacionada ao tempo que ele consegue cumprir seu papel: o de esmaltar as unhas.
As empresas brasileiras ainda colocam data de validade (mês/ano), o que é errado, já que é possível esmaltar as unhas com estes esmaltes após o prazo dado no rótulo. Já vimos muitas meninas dizendo que usaram esmaltes vencidos e que ainda estavam em perfeito estado, não é?
As empresas gringas (algumas) colocam apenas a data de fabricação e a informação de que o produto é válido até três anos após a data em que ele foi aberto pela primeira vez. Por quê? Porque quando fabricado, o vidro de esmalte vem com um “lacre de fábrica”, ou melhor dizendo: fechado. Toda vez que o vidrinho é aberto, entra ar dentro dele, contaminando o esmalte com poluentes do ar e, além disso, o solvente do esmalte, que é muito volátil, evapora com o tempo. Sem solvente, o esmalte fica “duro”.
Daí a gente consegue entender porque alguns esmaltes endurecem antes do prazo de validade apresentado no rótulo. Muitos lugares vendem esmaltes no blister (mais recomendável), mas muitos outros lugares tiram os esmaltes do blister e colocam em prateleiras, o que facilita visualizar as cores. Porém, muitas pessoas abrem os vidrinhos pra ver a cor do esmalte fora do vidrinho, ou pra ver como é/está o pincel (achatado, descabelado, etc). Nesse processo, o esmalte já perde um pouco da sua qualidade: perde solvente e é contaminado por poluentes do ar. e Se muitas pessoas fazem a mesma besteira de abrir o vidrinho, ele vai se desqualificando ainda mais. Por essas e outras, eu sempre pego os vidrinhos de trás da prateleira, que eu tenho quase certeza que ninguém mexeu.
Obrigada Tha!!!! Ela ainda deu sua dica:
A última dica é: quando for esmaltar as unhas, tenha o cuidado de não esquecer o vidrinho aberto caso ocorra algum intervalo na sua esmaltação (tempo de espera para secar camadas, atender telefone, ver o que está passando no plantão da globo ou o gol do Neymar, etc.)
Só mais uma coisa muito importante: Quando forem se desfazer de algum esmalte, nunca o joguem em água corrente (pia, descarga) ou no solo, os corantes e solventes do esmalte podem contaminá-los! Jogue o esmalte num papel, espere secar e jogue no lixo RECICLADO!
Não quero ninguém reclamando que eu disse que podia usar esmalte vencido e o bendito te deu reação hein! 😛
Me contem o que acham sobre isso. Desabafem aqui nos comentários!
Amei as dicas!!!E a participaçao da Tha foi otima!Adoreiii
Muito bom saber mais sobre o assunto…se o cheiro e a consistencia estiverem ok eu uso tambem,sem problemas!Nunca tive reação nenhuma…
Bjusssssssssss
Eu também não! Ainda bem né! rsrsrs
Beijão!
Nossa muito bom o post.
Tbm uso o esmalte vencido se a consistência estiver boa e o cheiro tbm, nunca tive nenhuma reação.
Já joguei muitos foras q nem estavam vencidos, mas o esmalte em si estava péssimo.
Bjoo
Eu parei de jogar fora porque fico com dó, e ontem vi que tem um monte que tá vencido aqui! =(
Os que estavam com cheiro estranho, tirei pra esvaziar os vidrinhos… vou me arriscar nos meus próprios esmaltes agora!
Beijooooo Bru….
Eu tirei uns 50 na minha ultima arrumação, e a maioria nem tava vencido rsrs
Limpei alguns vidrinhos, mas para isso não tenho muita paciência..
Se arrisca sim, ficam lindos..
Bjoo
Bom demaaaais ficou seu post, Jake!!! Muito importante você ter falado sobre o esmalte não apresentar alterações, isso também é interessante na hora de pensar se pode ou não usar o esmalte “vencido”. Alguns esmaltes mudam de cor com o tempo (principalmente roxo neon e magenta). Já vi muitas usarem o esmalte mesmo assim, mas eu não uso não hahaha! Isso se dá por alguma reação química com o pigmento do esmalte; nunca pesquisei ou estudei sobre isso, mas como não sei a reação química que acontece, prefiro passar longe 😉 Esmalte decantado eu acredito que não tenha problemas, porque… Leia Mais »
O Club é o maior exemplo né! rsrs
Também… adoro ir comprar um esmalte novo… mas é uma pena quando isso acontece com aqueles que a gente já não acha mais para vender ou os importados! =(
Beijão Tha e obrigada pela ajuda!! =*
Estava pra fazer um post sobre isso, até porque sou adepta dos esmaltes vencidos. Mas depois desse, desisti. Você disse tudo, Jake!
Uso esmalte vencido quando a cor, cheiro e consistência está boa. Mas evito sempre usar esmalte vermelho. Tipo, se na validade já mancham minhas unhas horrores, imagina vencido? Tenho medo 😛 Só não os jogo no lixo porque costumo usar pra carimbar, haha.
beijos, Gi
Excelente dica… usar para carimbo!!!!!!
Vi essa semana que tenho muiiiiitos vencidos mas todos em perfeito estado (e cheiro), uns eu estava usando sem nem notar.
O jeito é cuidar bem deles, também porque 3 anos passa muito rápido!
Beijão Gi!!!! =)
Oie…Adorei esse post, mega útil :)!!!
Sempre tive essa dúvida, e algum tempo atrás fui jogar alguns esmaltes tbm não sabia aonde jogar nem como… Joguei no reciclável mas com os vidrinhos cheios…
Eu tô querendo começar a fazer uns ~indies… então tô começando a guardar os vidrinhos! É difícil achar pra comprar!
Obrigada!! =*
Postagem perfeita amiga!!
Adorei e super recomendo!
Beijos
Obrigada florzinha!!! =)
Beijooo
Adorei as dicas…eu tbm só jogo fora se percebo que o esmalte está alterado,estando fora da validade ou não!!! Afinal nossa relação de amor com esses vidrinhos é tão grande que não dá pra ir se desfazendo assim né…kkkkkkkkkkkk
E confesso que sou dessas que (as vezes) abre os vidrinhos,não sabia que tinha problema,achei que fosse um direito meu,pois ja aconteceu de comprar esmalte e ele vir com o pincel “descabelado” então eu comecei a abrir pra ver!!!!
Mas foram poucas vezes!!!!
Beijos
rsrsrsrs… Tudo verdade!
Também detesto quando o pincel vem zoado!
Seria ótimo se as empresas fizessem tudo certinho e a gente não precisasse se preocupar com isso. Eu nunca abri porque também tenho vergonha! E sempre que compro esmalte pego os do fundo, que estão mais escondidos! =)
Beijooo
Perfeito seu post, sempre tive duvidas se deveria usar ou não. Já joguei muitos esmaltes fora mesmo sem estar vencido, mas porque notei uma alteração na formula e também na cor, e também já joguei alguns que estavam em perfeito estado, mas que, por esta com o prazo de validade vencido preferi não usar (confesso que tenho um pouco de medo de usar produtos vencidos) mas agora vou dar mais uma chance para os coitadinhos, rsrs…
Bjossss Jake
Obrigada! =)
Eu tb ficava meio receosa… mas hoje sou mais tranquila. Em mim nunca aconteceu nada por usar os vencidos mas que estavam em boas condiçoes!
Beijoooos
Ótimo post! Eu sempre usei esmalte fora da validade e até hoje meus dedos não caíram..kkkkkk.
As dicas do post são mega úteis.
Bjos
Nanda
essatalvaidad.blogspot.com.br
Estou seguindo no instagram
Oie Nanda!!
Muuuito obrigada!! =]
Realmente até agora não tive problemas com isso (meus dedinhos, unhas e cutículas estão todas bem)!! Mas antes muitos iam pro lixo!!
Beijãooooo
Achei muito leal essa matéria
Obrigada!!
=)
Adoreiiii…e nunca mais vou abrir o vidrinho do esmalte pra ver a cor hahahahah admito eu sempre fazia isso! bjos
Rsrsrsrsrs… eu sempre tinha vontade de abrir, mas não abro!!
Beijooos =)
Muuuuito bom o post!!! Tenho muitos esmaltes vencidos e estava na dúvida do que fazer com eles… Mais de 90%, pra não dizer quase todos, estão em perfeito estado ainda e pasmem… alguns ainda no blister!! Parabéns pelo post e vou usar sem tanto medo meus esmaltes… hehehe
Obrigada!!!! =)
A maioria dos meus esmaltes venceram o ano passado e vão vencer esse ano.
É muito desperdicio… mas nunca tive problemas em usar os que estavam em boas condições.
Mas fique de olho! Qualquer coisa você tira e deixa de usar!!
Jake, Boa tarde! Tudo bem? Parabéns pelo post! Muito bom! Confesso que eu fico bastante irritada quando vejo uma pessoa abrindo vidrinho de esmalte em uma loja. Acho um tremendo desrespeito com os demais consumidores. Fico a ponto de falar com a pessoa, mas geralmente recuo, para evitar encrencas, preferindo falar com a vendedora ou não comprar mais esmalte naquela loja. Opto pelas lojas que colocam um pequeno cartaz, com dizeres como “Não abra os vidros de esmalte”. Isso freia a ação dos consumidores sem noção a que me referi acima. A ANVISA deveria intervir e obrigar todas as empresas… Leia Mais »
Concordo com você sim. É uma falta de educação né!?
Já vi também que eles vem em caixinhas (para serem mais econômicos) mas deveriam ser lacrados de alguma forma.
Sempre pego os do fundo, pq mesmo com cartaz tem gente que abre pra ‘ver’.
Beijoooss =)
E quando vc compra os esmaltes pela internet e a loja te manda com a validade perto do vencimento? Poxa, se eu fosse comprar pessoalmente jamais pegaria um que fosse se vencer daqui ha alguns meses. Pensei em ir atras, mas imaginei que so iria me irritar. 🙁
Afeee raiva né!?
Também não gosto não! Já comprei esmalte perto da validade.. =\
Apesar que como eu disse, até uso… Agora tem uns que mesmo dentro da validade estão impossíveis de usar!
Adorei, as dicas , muito boas.
Obrigada Sabrina!! =]
Nossa eu ficava com medo de usa os esmaltes vencidos..hoje mesmo tirei mas de 50 pra jogar fora ..mas vou rever e.tirar alguns q esta com aparencia boa ..obrigado pela dica. .
Eu também tinha medo… Mas hoje já percebo que uns que nem chegaram na data de validade é que me dão medo! rs =]
Ai….Amei o post achei 3 esmaltes vencidos q amo e estão ótimos!!!
Obrigada por compartilhar conosco!
bjuu
Amei o postei ,gostei e esclareceu todas as minhas duvidas
Eu não tenho o costume de usar esmalte nas unhas, mas como no momento consegui deixar que as unhas crescessem acabei de usar um esmalte vencido. A consistência parece boa, mas o cheiro do solvente exalou forte assim que abri o vidro, não sei se senti o cheiro forte porque não sou habituada ou porque é assim mesmo.
rs
Use esmalte sempre! O pior é que você tem que pelo menos ter algum outro (normalmente da mesma marca) pra comparar…. Porque até no cheiro as marcas tem diferença. A maioria muda o cheiro com o tempo. Tenho uns que ficaram com cheiro muito forte… =\
Beijo Alexandra!! 😉
Adorei!
Eu uso esmalte vencido sim , se estiver em bom estado é claro!! Mas uma dica q tenho é usar antes uma boa base (dentro do prazo de validade) ae o esmalte não tem tanto contato com a unha!! 🙂
Verdade! Mas mesmo assim é bom ficar de olho. Eu nunca tive nenhum problema!
olá sou manicure , amei seu site .
ele ja esta adicionado nos favoritos 😉 <3
amei essa dica pois estava em dúvida .
Obrigada Thaynara!!! Volte sempre!!! Vou amar!!! =]
Meninas boa noite eu faço artesanato e uso esmaltes já vencidos para fazer mosaicos se alguma de vcs quiserem doar os esmaltes vencidos ou ate mesmo usados , por favor eu aceito.
bjoss e obrigada
oiiiii queria saber porque meu esmalte ele venceu 04-2015 e hoje e 06-2015 e ele e muito lindo sera que ainda posso usar ele??? espero minha resposta bjcas
Eu uso esmalte vencido como eu disse no post.
Se você passar e notar alguma coisa de diferente, tira e não usa mais! 😉
Oi. Comprei uma base fortalecedora da Sally Hansen, porém na embalagem diz que o prazo de validade é até o mês seguinte. Estou na duvido se troco a base por uma com prazo de validade maior ou se fico com essa mesmo. Será que ela vai fazer o mesmo efeito mesmo fora do prazo?
Oi Tauany!
Se eu fosse você, trocava.
Isso porque esmalte fora da validade, na minha opinião, se cobre bem, seca e não causa nenhum problema, tudo bem usar. Mas uma base que tem outras funções (nesse seu caso de fortalecer) fora da validade pode não funcionar entende?
😉
Olá !
Adorei muito essa resenha de vocês, achei que vocês conseguiram passar informações muito úteis e de extrema utilidade. Eu fiz referência a vocês do meu post desse assunto:http://www.blogoosferando.com.br/2015/08/e-preciso-desapegar.html?showComment=1440355829475&m=1
( eu fiz referência e não plagiei, mas caso se incomodem com a referência entre em contato que eu retiro)
Obrigada por passar a informação sobre como descarta os esmaltes antigos.
Att,
Babi Carvalho
Olá Babi!!! Imagina… eu vi seu post e gostei muito. Obrigada pela referência!
Quando é assim não me importo! 😉
Quer dizer que se a pessoa usar esmalte no espaço, ela pode ficar usando forever? 😀
hahahahahaha será???
Meu esmalte, olhando por fora, tem uma parte branca(ele é rosa) e a validade é de 2014. Ainda posso usar?
Oi!
Eu só uso esmalte vencido se o cheiro não tiver mudado e nem a consistência dele! 😉