14 de janeiro de 2013

Eu nem sabia que isso era possível e nem que era tão comum antes de entrar nesse mundo de blogs sobre esmaltes: não, você não precisa tirar as cutículas para que suas unhas e esmaltação fiquem lindas!

Pelo contrário! Já faz uns 2 anos que não as tiro mais e vou tentar te convencer a parar com esse hábito horrível e que só pode te fazer mal!

Aqui NÃO!

Vamos ao porque é melhorar parar com isso:

As cutículas são a proteção da unha e tem a função de evitar a entrada de microorganismos e bactérias que podem causar irritação ou alergia, por isso não é certo tirá-las totalmente.

Sabe aquelas manchinhas brancas que surgem de vez em quando na unha (minha mãe falava que isso era sinal de que eu iria ganhar um presente em breve) então, essas machinhas aparecem quando a unha sofre algum trauma. Tirar as cutículas pode danificar a matriz da unha causando essas manchas e ainda deixá-la enfraquecida e quebradiça.

Aqui no Brasil esse é um hábito que começa desde cedo – quando eu falo que não tiro a cutícula, todo mundo quer ver como ficam minhas unhas e se impressionam por elas estarem saúdáveis e não atrapalhar a esmaltação.

Mas em outros países isso não existe, não é comum tirar as cutículas.

Isso tudo não quer dizer que você deve abandonar o alicate, esperar elas crescerem e tacar o esmalte por cima. Isso não vai dar certo!

 

O que você precisa é aprender a cuidar delas e seguir duas regras básicas: hidratar e empurrar (com carinho hein!).

Quando comecei, eu usava bastante o Mira Cuticle da Avon. TODAS as noites antes de dormir ia passando, massageando a cutícula e a empurrando com cuidado.

No banho, após um tempo, quando ela já estava um pouco amolecida eu ia empurrando ela também (assim aquelas pelinhas mortas já iam pelo ralo!).

Quando eu sentia minha mão ressecada, passava algum hidratante.

Antes de passar o esmalte, também é preciso dar uma empurradinha nela para facilitar na hora de limpar os cantinhos – eu gosto de lavar as mãos e debaixo da torneira ir empurrando de leve, seco a mão e corro pro esmalte!

 

Isso tudo não é sinal que você vai passar o dia todo empurrando a cutícula! Esse processo tem que ser cuidadoso para também não machucá-la. O objetivo é evitar aquelas pelinhas soltas que as vezes até machucam, porque a cutícula pode  grudar na unha e conforme o crescimento da mesma, ela pode se romper.

Hoje em dia minhas cutículas estão acostumadas a não serem agredidas e se comportam mais! Alem de que esmaltar agora é muito mais rápido.

Algumas pessoas tem mais dificuldade de parar, mas existem muitos produtos específicos para isso e eu aconselho você a testar porque cada uma acaba preferindo um.

Eu não dispenso mesmo o Mira Cuticle (1), mas tenho também outro Creme para Cutículas (2) e a Vitamina C para cutículas (3) da Avon:

Produtos Avon para cutículas

Outros queridinhos (que eu não tenho nem nunca usei – ainda) é a cerinha da Granado (1), a cerinha da Fina Flor (2) canetas de hidratação de cutículas (3) e Bepantol (4):

Outros Produtos para cutícula

Tenho esse creme da Dote também. Ele tem um cheiro delicioso e também é muito bom!

Creme Dote

A variedade de produtos é gigantesca! E vou reforçar que vale muito a pena parar de tirar as cúticulas!

Então vamos lá meninas? Desafio vocês a pararem de tirar as cutículas! Hora de pensar na saúde! E garanto que as potinhas dos seus dedos ficarão muito mais bonitas e saudáveis!

assinatura

Compartilhe com os amigos:

  • #Dúvidas : Como evitar as bolinhas no esmalte!?
  • #Dúvidas : Posso usar Super Bonder na unha ou misturado no esmalte?
  • Dicas para o esmalte durar mais!
  • avatar
    15 Comment threads
    15 Comentários
    0 Seguidores
     
    Most reacted comment
    Hottest comment thread
    16 Comentários do Autor
    mayara martinezMari SouzaPatiMonique de OliveiraRebeca Recent comment authors
    unhasetudo@hotmail.com
    Membro
    unhasetudo@hotmail.com

    Poxa, eu queria parar.. sempre hidrato e faço de tudo, mas os cantinhos das minhas unhas precisam de alicate.. e a pele de cima, msm já saindo bem mais sozinha, tem vezes que resseca demais e demais e precisa de alicate tbm….
    é uma pena, mas ainda não rolou… já diminui muito de tirar, as vezes, qdo elas estão comportadas, consigo fazer umas 3/4 esmaltações só mantendo, mas ai elas gritam….rs…

    bom, espero q mais pessoas tenham sucesso!!!

    Bjukas!!

    Jake
    Visitante
    Jake

    Gigi.. é complicado mesmo para algumas pessoas!
    Minha tia fala que quando ela fica sem tirar, parece que tem um bixo que coça demais!!
    Mas se você está indo devagar e já diminuiu.. quem sabe aos poucos você para!!
    Tem gente que quanto mais tira, mais quer tirar… faz até buraco no dedo!
    Bjsss ;)

    blogmundodahelen@gmail.com
    Membro
    blogmundodahelen@gmail.com

    Postagem perfeita amada!!
    Eu nunca, serio mesmo nunca usei alicate acredita!
    Só hidrato!
    Beijos

    Jake
    Visitante
    Jake

    Nossa Helen, não sabia disso!! Que legal!
    Eu queria ter essa informação de que não é necessário desde pequena… Mas por aqui TODAS tiram as cutículas e desde cedo comecei também!!
    Não tem comparação né!! A unha fica até com cara de mais saudável!!
    bjss

    kassiane_morales@yahoo.com.br
    Membro
    kassiane_morales@yahoo.com.br

    Faz tempo que eu parei de tirar as cutículas, eu digo pra todo mundo que conheço qe não se deve tirar cutículas mais ninguém me ouve :x não desisto o/

    beijos!

    Jake
    Visitante
    Jake

    Eu falo, falo, falo e elas continuam também!
    Apesar que convenci minha cunhada a parar… ela tá no começo, mas tenho certeza que ela vai conseguir!
    ;)

    Tha - Unhas&Cores
    Visitante
    Tha - Unhas&Cores

    Ótimo post, Jake! Quanto mais blogueiras incentivarem o não uso do alicate, melhor!
    Já usei todos esses produtinhos que você mencionou. Atualmente, a cerinha da Granado e o Mira são meus melhores amigos.

    Quando apareciam essas manchas brancas na minha unha, minha mãe dizia que eu tinha que esperar chegar até a ponta, cortar o pedaço da unha com a mancha, e coloca-la no bolso do meu padrinho. Assim ele me daria dinheiro kkkkkkkkkkk
    Cada coisa que as mães inventam rsrs

    Bjs!

    Jake
    Visitante
    Jake

    Mãe tem uma criatividade né! Eu tb falo pro meu filho que ganha presente quando essas manchinhas aparecem!
    Acho muito legal não tirar a cutícula e divulgar que isso não é necessário. Eu mesma nem sabia até começar a frequentar o Loucas!
    Bjss

    @ThayFo
    Visitante
    @ThayFo

    Eu nunca tirei (e nem pretendo tirar) minhas cutículas, então elas são muuuuito fininhas, só se olhar de pertinho que dá para reparar. Nunca tirei justamente por ter receio de deixar minhas unhas fracas, mas não pretendo tirar nunca para elas não crescerem depois.
    Adorei as dicas e também sou super a favor de divulgar que tirar cutícula realmente NÃO É NECESSÁRIO, Jake. Q adianta ter uma unha bonita mas que quebra rápido, pq é fraca?!

    beijinhoooos!
    =)

    Jake
    Visitante
    Jake

    Jura!? Eu tiro acho que desde os 13 anos pq minha mãe sempre tirava e eu achava normal! Faz uns 2/3 anos que ñ tiro!
    Nunca tire mesmo!!! Me arrependo de ter tirado a cutícula no passado! Acho que fica muito mais bonita quando vc ñ tira!
    Bjjsss!!

    Aline de Carvalho
    Visitante
    Aline de Carvalho

    Adóoooro esse creme da Dote, o Mira amo de paixão, a cerinha usei um tempo e acabei largando mão, o vitamina C carrego na bolsa, tem um que pareceo Mira, da Passe Nati que é incrível também, mas só achei uma vez… Não tiro há 1 ano, mas como tenho unhas beeem curvas e cantinhos laterais beeem fundos, de tempos em tempo, tipo uma vez por mês, preciso dar uma tiradinha com alicate nas laterais pq a pele endurece e prende na toalha eee machuca, o dedo incha, uma coisa.. =/ Super recomendo, as mãos agradecem esse cuidado, esse carinho…óleos… Leia Mais »

    Jake
    Visitante
    Jake

    Eu só não uso óleos porque minha pele é meio oleosa e passar óleo nas mãos é certeza de meleca!!
    Só o começo é difícil né!? Depois a gente acostuma!! ;)

    Thalita Oliveira
    Visitante
    Thalita Oliveira

    Jake AMEI o post, anotei as dicas e vou usa-las sem duvidas!
    Vejo muitas unhas lindas em blogs e vejo que muitas não tiram mais as cuticulas!
    Obrigada mais uma vez pela ajuda

    Jake
    Visitante
    Jake

    Foi isso que me fez parar também.. ver as unhas das meninas de outros blogs!
    Você não vai se arrepender! Vou ficar de olho em você e se precisar de alguma coisa, me fala!
    Beijoo

    Sissi
    Visitante
    Sissi

    Eu sempre tirei e pesquisando o assunto na internet cai no seu blog, muito bacana. Me convenceu a pelo menos tentar a parar de tirar. Depois volto para conta o resultado. Bjos

    Jake
    Visitante
    Jake

    Que legal! Que bom! Pare sim, você vai ver que vai ser a melhor coisa que você vai fazer!
    Volte sempre! E se tiver alguma dúvida, posso te ajudar!!
    Beijocas! =)

    Bia;)
    Visitante
    Bia;)

    Oii…adorei seu blog e o post.
    A um tempo entro em blogs com esse assunto. Realmente me convenceram a parar de tirar, só que quando eu paro, começa uma agonia que não consigo parar. Volto a tirar novamente. Vou fazer mais uma tentativa.. quem sabe dessa vez funciona. Acaba que eu esqueço de hidratar todo tempo e fica ressecada, acabo tirando. Nas minhas tentativas, diminuio bastante as cutículas. Sei que dessa vez vai ser mais fácil. Com as tentativas frustadas de parar, diminuio bastante….

    Volto para contar.

    Jake
    Visitante
    Jake

    Oie!!
    Volta sim!!
    Como falei, depois as hidratações são menos frequentes, pelo menos no meu caso é assim. Confesso que as vezes fico dias sem passar nada!
    Para sim… é muito melhor!!
    Se uma ou outra estiver bem ressecada, tira de leve só pra ela crescer forte de novo!!
    Beijooooos =)

    Isabelly
    Visitante
    Isabelly

    Nossa , mto obrigada , tenho que adimitir que tenho 13 anos e sou mto louca por unhas hehe ..
    Tenho sim mania de tirar cutícula , e no dia-a-dia eu venho percebendo que ficam umas “pelinhas” qque me irritam e MUITO , vo cuidar melhor das minha queridas depois dessa dica …. Brigada me ajudou muito

    PS: Vooce tem um jeito ótimo de explicar essas coisas adorei…

    Jake
    Visitante
    Jake

    Que bom Isa!!
    Cuide sim, é bem melhor do que tirá-las!!
    Você não vai se arrepender e com o tempo vai ver que esses cuidados ficam mais fáceis e menos constantes!
    Obrigada pelo carinho e volte sempre!!
    Beijooos =)

    rebecac@gmail.com
    Membro
    rebecac@gmail.com

    Vou cuidar melhor das minhas!
    Não gosto de tirar, mas não via outro jeito! Sem falar que não sei usar o alicate muuuito bem, o que causa “estragos” maiores…

    Jake
    Visitante
    Jake

    Cuida sim! Você vai ver que é mais fácil, fica mais bonita e você não vai se arrepender!!
    Beijão =)

    Monique de Oliveira
    Visitante
    Monique de Oliveira

    Eu tiro as cutículas desde os 12 anos de idade mas gostaria de parar, as vezes eu me machuco d+, e fiquei admirada em saber que alguém tira cutículas desde os 13 anos e hoje a 2 anos não tira + , fiquei muito curiosa para ver as suas unhas , mostra pra gente posta uma foto, isso com certeza vai me incentivar ainda +!!!

    Jake
    Visitante
    Jake

    Esse post é um pouquinho antigo, mas continuo sem tirar!
    Dá uma olhada nos posts mais recentes… Todos com cutículas! rs
    Se inspira e para também! Você se acostuma! ;)

    Pati
    Visitante
    Pati

    Boa tarde flor…conheci seu blog tem pouco tempo e me apaixonei….
    Mas é inacreditável você não retirar as cutículas, será porque você já tinha pouca cutícula? Pergunto porque eu tenho cutículas demais. E dos pés você também não tira?

    Jake
    Visitante
    Jake

    Eu tinha bastante… Mas com os produtos certos elas diminuem e outra, quando você para de tirar, elas começam a não crescer tanto e ficam mais comportadas!
    Claro que algumas pessoas não conseguem parar porque realmente tem MUITA. Mas tenta! Não é nada de outro mundo!
    Faz um tempinho que já parei de tirar as dos pés também!! ;)

    Mari Souza
    Visitante
    Mari Souza

    Eu queria parar de tirar as cutículas… Devido a anos de um terrível hábito de roer as unhas até ficar sem nada, ainda tenho os dedos e as unhas bem frágeis e qualquer coisa machuca, ou seja: sempre que tiro a cutícula, os dedos ficam doendo. O problema é que me dá nervoso não tirar. Minha cutícula gruda na unha e se eu não meto o alicate ela fica medonha, se rompe e levanta pelinhas, fica um nojo mesmo! Alguma dica pra isso? Uso hidratante e tudo mais, mas não resolve muito…

    Jake
    Visitante
    Jake

    Esse problema da pelinha, te ajuda se você empurrar elas de leve sempre como eu disse no post.
    Sempre que elas estiverem molinhas… depois do banho, de lavar louça ou hidratar por exemplo… dá uma empurradinha nelas! ;)
    Você consegue!

    mayara martinez
    Visitante
    mayara martinez

    oi jake eu amei suas dicas, eu acabei de entrar para esse mundo de viver sem tirar a nossa querida cutícula, so que eu tenho um grande problema mesmo eu hidratando (passo o óleo da risqué um vidrinho azul e o mira cuticle da avon) elas ficam grossas e nas pontas do dedo a pele é bem grossa tem algum outro produto que você pode indicar ? Tem alguma coisa que eu possa fazer para essa pele grossa ficar mais fina ? beijoss adoro seu blog

    Jake
    Visitante
    Jake

    Oi Mayara! Bem vinda! Você não vai se arrepender de parar… você vai ver! O Mira tem a função de diminuir as cutículas.. acho que ele pode ser seu aliado nisso. Tem alguns outros produtos que tem essa função e você precisa ficar de olho nisso porque normalmente você precisa de um que diminua elas e outro que hidrate. Eu já usei esse Óleo da Risque, mas pra mim não deu tanto resultado. =/ Outras coisas que eu já usei, gostei e muita gente gosta também: A cerinha da Granado, Bepantol e o creme hidratante de mãos da Dote. Mas… Leia Mais »