Procure aqui…
Topo
Sem categoria

Dicas

Por que não tirar as cutículas?

A função da cutícula é proteger a unha, evitando a entrada de microrganismos e outras substâncias. Esse hábito de tirá-las não existe em alguns países da Europa e nos Estados Unidos por exemplo!

Dá trabalho, mas o ideal é você hidratá-las sempre e retirar somente o excesso de pele. Existem produtos ótimos para uso exclusivo em unhas e cutículas. Com o tempo você vai perceber que o aspecto das mãos fica muito mais bonito e saudável!

 Quer saber mais?! Leia aqui!

O que são esmaltes “3 Free”?

Algumas marcas usam o termo “3 Free” outras “Hipoalergênicos“, mas a verdade é que TODOS os esmaltes deveriam ser livres das 3 substâncias que mais causam alergias: Tolueno, Formaldeído e Dibutilftalato.

A alergia pode se manifestar de várias formas: bolinhas, coceira, vermelhidão na área das mãos ou não. O ideal é procurar um dermatologista se você notar alguma coisa errada. Não vou colocar fotos de possíveis sintomas pois algumas coisas são bem fortes. Basta digitar no Google para ter noção de como isso é sério!

Como toda alergia, ela pode se manifestar em qualquer momento da vida. Você pode já ter usado esmaltes por anos e ainda assim desenvolver alergia a alguma substância tempos depois.

Como estamos no Brasil, não há nenhuma lei específica quanto a utilização dessas três substâncias na fabricação de esmaltes. Mas em alguns países, elas são proibidas. Por isso a maioria absoluta de esmaltes importados são “3 Free“!

O mais engraçado é ver pessoas falando que esmaltes importados são hipoalergênicos. Não! Eles são fabricados pensando no bem estar e saúde de suas consumidoras. E não acredite que essas substâncias tornam o produto final melhor ou mais durável. É mentira!

Algumas marcas nacionais já aboliram o Tolueno, o Formaldeído e o Dibutilftalato das fórmulas de seus esmaltes. Outras estão começando agora. Mas o que eu não acho justo é cobrar mais por isso. É obrigação deles!

Claro que existem pessoas que tem alergia a outro componente da fórmula, mas como eu disse no começo, essas três são as que mais causam alergia nas consumidoras!

 

Por que usar base antes do Esmalte?

A base serve para proteger as unhas do esmalte que será aplicado, principalmente quando o esmalte é escuro ou muito pigmentado. Ela evita que suas unhas fiquem amareladas. Por isso é necessário utilizar uma base de boa qualidade sempre antes de esmaltar!

 

Sua unha diz muito!

Manter a limpeza e hidratação das mãos e unhas é fundamental, mas as vezes mesmo tomando muitos cuidados não temos o resultado que tanto desejamos. Mas o aspecto da sua unha pode denunciar que algo não está correto no seu organismo.

Por isso, se suas unhas estão muito amareladas, flexíveis, quebram ou descamam com muita facilidade procure um dermatologista para uma avaliação. Essas características podem ser (mas nem sempre!) sinal de falta de vitaminas, nutrientes ou de doenças mais sérias como doenças do fígado e até câncer.

 

Grávida pode usar esmalte?

Quando eu estava grávida me assustei ao ler no rótulo de uma marca de esmalte, que aquele produto não deveria ser usado por grávidas.

Fui procurar saber, e o que acontece é que algumas substâncias usadas na fabricação dos esmaltes podem trazer riscos aos bebes. Mas a quantidade usada dessas substâncias são mínimas, por isso é extremamente difícil ocorrer algum tipo de complicação. A mensagem no rótulo, segundo alguns sites, é uma obrigatoriedade técnica.

Mas vale lembrar que nessa fase, o organismo da mulher encontra-se enfraquecido e a possibilidade de desenvolver alergia é maior. Por isso dê preferência a esmaltes 3free.

Outro cuidado que deve ser redobrado nessa fase são com os objetos a serem utilizados: alicates, lixas, espátulas e palitos. Lembre que esses objetos devem ser de uso pessoal e que, quando de uso coletivo, devem ser esterelizados!

Na hora do parto:

É através da coloração das unhas que os médicos e anestesistas controlam a estabilidade e reação à anestesia da paciente. Alguns médicos são totalmente contra o uso de esmaltes durante o parto. Outros não fazem objeção. Então a dica mais valiosa: converse com seu médico!

«

»

Quer hospedar seu blog no meu servidor?

Mande um email para blog@jakebadulake.com.br

ou clique aqui para entrar em contato!